sábado, 5 de janeiro de 2013

Lista: As 10 melhores atuações masculinas da história do cinema

Sabe aquele tipo de filme que você olha e nem acha grande coisa, ou até mesmo acha excelente mas é a atuação do ator que acaba tornando-o inesquecível? Quantos filmes vocês lembram de ter visto e pensado: "caramba, que atuação fantástica". Pois então, foi pensando nisso que criei uma lista com as 10 atuações masculinas mais marcantes que já tive a oportunidade de assistir no cinema. Você concorda? Tem alguma sugestão a mais? Comente.


1- Sean Penn, em Uma Lição de Amor (2002)

Não tem como ficar indiferente com a atuação do Sean Penn em Uma Lição de Amor (I am Sam). Se ele já era um dos meus atores favoritos antes de eu assistir esse filme, após ele, passou a ser o primeiro da lista. Penn faz a gente sorrir e chorar junto dele com tanta naturalidade, que você acaba se apaixonando pelo personagem e esquecendo que se trata de um filme. Sua relação com a "bonequinha" Dakota Fanning mexe até mesmo com os corações mais durões.

Outros destaques do ator: Os Últimos Passos de um Homem (1995), Sobre Meninos e Lobos (2003) e Milk - A Voz da Igualdade (2008)

2- Christoph Waltz, em Bastardos Inglórios (2009)

Christoph Waltz era um ator conhecido apenas na Alemanha, mas ganhou fama mundial após dar vida ao inesquecível Hans Landa, um autêntico "caçador de judeus" da segunda guerra mundial, em Bastardos Inglórios de Quentin Tarantino. A carreira de Waltz pode ser definida como antes e depois desse filme, devido às proporções que sua atuação tomou ao redor do mundo. Depois de assistir o filme, os trejeitos do personagem e o seu modo de falar não saem tão cedo da tua cabeça. Uma atuação brilhante que lhe rendeu um Oscar e fez ele fazer parte da minha lista de favoritos.

Outros destaques do ator: Água Para Elefantes (2011), Deus da Carnificina (2012) e Django Livre (2013).

3- Daniel Day-Lewis, em Meu Pé Esquerdo (1989)

Daniel Day-Lewis aparece simplesmente irreconhecível no papel de Christy Brown, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator em 1989. O personagem, baseado numa história real, perde os movimentos do corpo devido a uma paralisia cerebral, conseguindo mexer apenas seu pé esquerdo, que acaba usando para escrever um livro e fazer pinturas. Por se tratar de um personagem real e complicado, dá para dizer que Day-Lewis se superou ao conseguir fazer uma atuação que beira a perfeição.

Outros destaques do ator: Em Nome do Pai (1993), Gangues de Nova York (2002), Sangue Negro (2007) e Lincoln (2013).

4- Al Pacino, em Um Dia de Cão (1975)

Convenhamos, onde tiver o nome de Al Pacino, podemos sempre esperar uma grande atuação. E não foi diferente nesse filme, que é pra mim onde ele se supera (mais até do que em Poderoso Chefão ou em Scarface, por exemplo). Ao tentar assaltar um banco, o golpe dá errado e ele acaba tendo que lidar com a imprensa, a polícia e com os populares na tentativa de escapar ileso. Pacino dá simplesmente um show na tela, e faz aquilo que provavelmente nenhum outro ator faria igual no papel.

Outros destaques do ator: Scarface (1983), Perfume de Mulher (1992), Advogado do Diabo (1997) e Você Não Conhece Jack (2010).

5- Edward Norton, em A Outra História Americana (1998)

Norton dispensa comentários no papel de "Derek Vinyard", nesse filme espetacular do final dos anos 90. Apesar de seu grande sucesso ter vindo no seu filme posterior, Clube da Luta, a atuação dele nesse longa é incomparavelmente a melhor da sua carreira. Resumindo em apenas uma palavra: brilhante!

Outros destaques do ator: Clube da Luta (1999) e O Ilusionista (2006).

6- Robert de Niro, em Touro Indomável (1980)

Mais um nome entre os que garantem sempre excelentes atuações (pelo menos nos filmes dos anos 80 e 90), Robert de Niro dá um espetáculo nesse filme de Martin Scorsese, no papel do pugilista Jake La Motta. Conhecido por levar muito a sério seus personagens, De Niro chegou a engordar 27 quilos durante as filmagens do filme para interpretar com o máximo de realidade a transformação que o personagem sofre. Uma lenda, em um filme inesquecível.

Outros destaques do ator: Táxi Driver (1976), Era Uma Vez na América (1984), Os Intocáveis (1987) e Os Bons Companheiros (1990).

7- Dustin Hoffman, em Rain Man (1988)

É sempre uma satisfação imensa ver o Dustin Hoffman em cena. Um dos melhores atores que o mundo já teve a oportunidade de conhecer, Hoffman atua brilhantemente ao lado de Tom Cruise nesse drama de 1998, que lhe rendeu sua segunda estatueta de melhor ator (o primeiro havia sido ganho por Kramer vs. Kramer de 1979). Uma tocante história que não seria a mesma sem o toque genial desse grande ator.

Outros destaques do ator: A Primeira Noite de um Homem (1967), Sob o Domínio do Medo (1971) e O Quarto Poder (1997).

8- Heath Ledger, em Batman - O Cavaleiro das Trevas (2007)

Há quem vá discordar, mas podem fazer 500 regravações de Batman, e ainda assim, nunca haverá um Coringa como Heath Ledger. Nem Jack Nicholson conseguiu ser um Coringa tão bom quanto ele. Parece que Ledger nasceu para o papel, e ninguém mais poderia ter sido tão perfeito. Ele levou o filme inteiro nas costas, deixando você com vontade de aplaudi-lo logo que termina. O Oscar póstumo por esse filme foi mais do que merecido, e calou a boca de todos que criticaram a escolha de seu nome para o papel.

Outros destaques do ator: Coração de Cavaleiro (2001) e O Segredo de Brokeback Mountain (2005).

9- Jack Nicholson, em O Iluminado (1980)

Numa lista de melhores atuações, não poderia faltar Jack Nicholson em "O Iluminado", de Stanley Kubrick. Alguns consideram Nicholson caricato demais, mas na minha opinião, é justamente suas caretas e sua "cara de psicopata" que fazem de Jack Torrance um dos personagens mais marcantes e inesquecíveis da história do cinema.

Outros destaques do ator: Chinatown (1974), Um Estranho no Ninho (1975) e Melhor é Impossível (1997).

10- Bruno Ganz, em A Queda - As Últimas Horas de Hitler (2004)

Para mim, trata-se da atuação definitiva de Hitler no cinema. Bruno Ganz ganhou fama mundial após viver o ditador alemão como nenhum outro jamais conseguiu, devido sua aparência física (quase idêntica a de Hitler), e sua personalidade na hora de atuar. Não poderia terminar a lista das melhores atuações sem citá-lo, isso seria um crime.

Outros destaques do ator: Asas do Desejo (1988), A Eternidade e um Dia (1989) e O Leitor (2008).

29 comentários:

  1. Heath Ledger merecia uma colocação melhor.

    ResponderExcluir
  2. Top 10 legal com grandes atuações pra mim são essas:
    1- Robert De Niro - Touro Indomavel
    2° Marlon Brando - O Poderoso Chefão
    3° Al Pacino - Scarface
    4° Malcolm MecDowell - Laranja Mecânica
    5° Jack Nicholson - O Iluminado
    6° Daniel Day Lewis - Meu Pé Esquerdo
    7° Charles Chaplin - O Grande Ditador
    8° Dustin Hoffman - Rain Man
    9° Tom Hanks - Forrest Gump - O Contador De Histórias
    10° Robert De Niro - Taxi Driver
    11° Marlon Brando - Sindicato De Ladrões
    12° Al Pacino - Um Dia De Cão
    13° Sean Penn - Milk
    14° Tom Hanks - Naufrago
    15° Roberto Benigni - A Vida é Bela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa tua lista. Se eu fosse repetir nomes na minha, certamente também colocaria o De Niro em Táxi Driver e o Pacino em Scarface.

      Excluir
    2. Eu colocaria também a atuação de Leonardo DiCaprio-Gilbert Grape, aprendiz de sonhador

      Excluir
  3. Deixar de fora Marlon Brando em Poderoso chefão num top 5 já e um absurdo. Deixa-lo fora de um top 3 não e bacana, FICAR FORA DE UM TOP 10 E ACHAR QUE ISSO E UMA LISTA DECENTE, E PEDIR ATESTADO DE LEIGUICE SOBRE O ASSUNTO.

    Não consigo nem ser educado o suficiente pra dizer o quanto essa lista esta escrota, com TODO RESPEITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todo mundo acha Marlon Brando "Deus", e muito menos a atuação dele em Godfather como a melhor de todas. Ele está fantástico, é inegável, mas as 10 atuações acima não perdem em absolutamente nada para aquela. Com todo respeito.

      Excluir
  4. Pra min faltou Marlon Brando nessa lista por sua atuação em O Poderoso Chefão. Mas mesmo assim ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  5. Corrija o ano de Rain Man (o filme é de 1988)
    Ninguém lembra de F. Murray Abraham em Amadeus (1984)! Atuação assombrosa!

    ResponderExcluir
  6. É verdade, erro de digitação corrigido. E concordo contigo, a atuação do Abraham é mesmo fantástica. Se fosse um "Top 20", ele certamente estaria na lista.

    ResponderExcluir
  7. Fala sério Rafael! Ninguém está dizendo que o Marlon Brando é "Deus", pois ninguém é!
    Agora deixá-lo de lado nessa lista é um crime e o cúmulo do absurdo. Tudo bem vocÊ pode não gostar, mas querer dizer que a atuação dele não perde para esse teu Top 10 (fraco e questionável, com todo respeito), é constrangedor e uma total falta de conhecimento pelo cinema, concordo com o Nival, você coloca gostos pessoais e esquece das interpretações, com todo respeito.

    ResponderExcluir
  8. Cadê o Anthony Hopkins?

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, logo no começo do texto já vem.. pensando nisso que criei uma lista com as 10 atuações masculinas mais marcantes que já tive a oportunidade de assistir no cinema. Você concorda? Tem alguma sugestão a mais?

    É a lista do cara po.. vcs querem força-lo a ter a mesma opinião que vocês? Fala sério né.. eu também penso diferente em relação a lista. Também acho estupenda a interpretação do Marlon Brando, no filme que aliás é o meu favorito... mas o respeito pela opinião dos outros é sinal de inteligência e humildade!

    Façam a sua lista, dêem opinião, mas sem piti, afinal não há nenhum Chaplin entre nós, ou há?

    ResponderExcluir
  10. 1. Brando- Chefão; 2._Brando- Sindicato; 3. Brando-Rua chamada pecado; 4. Day-Lewis- Sangue Negro; 5. De Niro-Touro; 6. Pacino-Dia de cão; 7. Day Lewis- Pé esquerdo; 8.Peter Otoole- Lawrence Arábia; 9.Nicholson- Iluminado; 10.Hoffman- Rain man

    ResponderExcluir
  11. Meu Top 15 :

    1. Daniel Day Lewis - Sangue negro
    2. Heath Ledger - Batmam cavaleiro das trevas
    3. Jack Nicholson - Um estranho no ninho
    4. Al Pacino - Scarface
    5. Dustin Hoffman - Kramer x kramer
    6. Al Pacino - Perfume de mulher
    7. Jack Nicholson - O iluminado
    8. Robert De Niro - Táxi driver
    9. Edward Norton - A outra Historia americana
    10. Robert De Niro - Touro indomável
    11. Al Pacino - Um dia de cão
    12. Marlon Brando - O poderoso chefão
    13. Jhonny depp - Piratas do caribe
    14. Anthony Hopkins - O silêncio dos inocentes
    15. Robert De Niro - Caminhos perigosos

    ResponderExcluir
  12. Meu Top 15 :

    1. Daniel Day Lewis - Sangue negro
    2. Heath Ledger - Batmam cavaleiro das trevas
    3. Jack Nicholson - Um estranho no ninho
    4. Al Pacino - Scarface
    5. Dustin Hoffman - Kramer x kramer
    6. Al Pacino - Perfume de mulher
    7. Jack Nicholson - O iluminado
    8. Robert De Niro - Táxi driver
    9. Edward Norton - A outra Historia americana
    10. Robert De Niro - Touro indomável
    11. Al Pacino - Um dia de cão
    12. Marlon Brando - O poderoso chefão
    13. Jhonny depp - Piratas do caribe
    14. Anthony Hopkins - O silêncio dos inocentes
    15. Robert De Niro - Caminhos perigosos

    ResponderExcluir
  13. Top 15:
    1. Daniel Day Lewis - Sangue negro
    2. Heath Ledger - Batmam cavaleiro das trevas
    3. Jack Nicholson - Um estranho no ninho
    4. Al Pacino - Scarface
    5. Dustin Hoffman - Kramer x kramer
    6. Al Pacino - Perfume de mulher
    7. Jack Nicholson - O iluminado
    8. Robert De Niro - Táxi driver
    9. Edward Norton - A outra Historia americana
    10. Robert De Niro - Touro indomável
    11. Al Pacino - Um dia de cão
    12. Marlon Brando - O poderoso chefão
    13. Sean penn - Uma lição de amor
    14. Robert De Niro - Caminhos perigosos
    15. Anthony Hopkins - O silêncio dos inocentes

    Quase entraram:
    Jhonny depp - Piratas do caribe
    Daniel Day Lewis - Gangues de ny
    Daniel Day Lewis - Meu pé esquerdo
    Al Pacino - O poderoso chefão 2
    Matthew mcConaughey - Clube de compras Dallas
    Leonardo Dicaprio - Gilbert Grape

    ResponderExcluir
  14. Top 15:
    1. Daniel Day Lewis - Sangue negro
    2. Heath Ledger - Batmam cavaleiro das trevas
    3. Jack Nicholson - Um estranho no ninho
    4. Al Pacino - Scarface
    5. Dustin Hoffman - Kramer x kramer
    6. Al Pacino - Perfume de mulher
    7. Jack Nicholson - O iluminado
    8. Robert De Niro - Táxi driver
    9. Edward Norton - A outra Historia americana
    10. Robert De Niro - Touro indomável
    11. Al Pacino - Um dia de cão
    12. Marlon Brando - O poderoso chefão
    13. Sean penn - Uma lição de amor
    14. Robert De Niro - Caminhos perigosos
    15. Anthony Hopkins - O silêncio dos inocentes

    Quase entraram:
    Jhonny depp - Piratas do caribe
    Daniel Day Lewis - Gangues de ny
    Daniel Day Lewis - Meu pé esquerdo
    Al Pacino - O poderoso chefão 2
    Matthew mcConaughey - Clube de compras Dallas
    Leonardo Dicaprio - Gilbert Grape

    ResponderExcluir
  15. Morgan Freeman em Um Sonho de Liberdade...atuação perfeita.

    ResponderExcluir
  16. Klaus Kinski- Aguirre a cólera dos deuses de 1972

    ResponderExcluir
  17. Ótima lista, só achou que forçou a barra falando que Heath Ledger carregou o filme nas costas, obviamente foi uma atuação perfeita, mas O FILME é praticamente perfeito, não deixa pontas soltas mexe muito com o lado psicológico, etc...

    ResponderExcluir
  18. O cinema tem mais de 100 anos, não nasceu com você. Quando vamos criar uma lista sobre determinado assunto, devemos levar em conta tanto o passado quanto o presente, ou o veículo corre o sério risco de perder sua relevância, que aparentemente já não tem. Um título mais apropriado seria "Minhas atuações favoritas dos pouquíssimos filmes do anos 80 pra cá que eu assisti". Uma lista sem Marlon Brando, Laurence Olivier ou Spencer Tracy, que são considerados por muitos os maiores atores da história, ou sem Peter O'Toole em Lawrence da Arábia, que foi considerada a maior performance de todos os tempos pelos críticos da Premiere, vira piada. A internet está cheia de gente que assistiu uns 2 filmes anteriores aos anos 80 e acha que pode se considerar "cinéfilo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lista foi feita levando em conta meu gosto pessoal, pois sim, é um blog pessoal, e nunca tive intenção de alcançar nada com ele, apenas gosto de escrever sobre o assunto. Se fosse fazer ela hoje provavelmente mudaria muitas coisas sim, pois já se passaram 7 anos dessa publicação e vi muito filme de lá para cá, mas com todo respeito, você não me conhece pra dizer que não assisti a filmes clássicos suficientes para fazer uma boa lista.

      Excluir
  19. Todo mundo falou, listou mas ninguém viu qual foi a melhor da história. Al Pacino, Marlon bradon e de Niro forma grandes lendas, heart ledger eu acho meio pesado mesmo sendo um grande atuação porque o filme em si teve uma história boa um roteiro bom demais (vcs acham q o Jared leto em o cavaleiro das trevas ficaria bom? E o heart ledger em esquadrão suicida? Eu diria q o filme fez a atuação dele ser boa não a atuação dele fez o filme ser bom). Mas eu acho q a melhor foi a do cara q fez jesus em "A paixão de Cristo", representar o cara mais famoso do mundo, ícone religioso e a pessoa mais importante da nossa história é difícil e tenso e o ator fez da melhor forma possível.

    ResponderExcluir