quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A História do Oscar - Parte 2

Continuando com o post sobre a história do Oscar, nessa segunda parte eu abordo o período dos anos 70 até os dias atuais, que para alguns é o menos "glorioso" do evento, mas que indiscutivelmente conta com os filmes mais famosos do grande público.



1971:
O grande vencedor de 1971 foi Patton, Rebelde ou Herói (Patton), do diretor Franklin J. Schafner, que também levou o Oscar de direção. George C. Scott ganhou como melhor ator, mas não aceitou o troféu alegando que estava concorrendo com "ninguém". Glenda Jackson foi eleita melhor atriz.

1972:
O ano de 1972 ficou marcado por mais uma das grandes injustiças da academia, que escolheu premiar o duvidoso Operação França (The French Connection) ao invés do clássico Laranja Mecânica de Stanley Kubrick, que era o favorito da crítica. Além disso, o ator principal do filme de Kubrick, Malcolm McDowell, nem sequer foi indicado na categoria de melhor ator, que ficou com Gene Hackman. Jane Fonda foi a vencedora do Oscar de melhor atriz por Klute.

Essa edição também ficou marcada pelo Oscar honorário entregue a Charlie Chaplin, já bastante debilitado pela idade, que ao aparecer no palco da cerimônia foi ovacionado e emocionou a todos, em um dos momentos mais marcantes da entrega dos troféus.

Charlie Chaplin recebendo o Oscar Honorário em 1972
pelo conjunto da obra. Um dos momentos mais marcantes
da história da celebração.

1973:
O ano que consagrou O Poderoso Chefão (The Goodfather) de Francis Ford Copolla com o prêmio de melhor filme, apesar do diretor ficar de mãos abanando, enquanto Bob Fosse era premiado melhor diretor. Marlon Brando ganhou seu segundo Oscar por sua atuação no filme de Copolla, mas não aceitou o prêmio em forma de protesto contra o jeito que os índios eram mostrados na televisão americana. Liza Minelli levou o Oscar do ano de melhor atriz por Cabaret.

1974:
Golpe de Mestre (The Sting) foi o grande vencedor da noite levando 7 prêmios para casa, incluindo melhor filme e direção. Jack Lemmon foi escolhido melhor ator e Glenda Jackson melhor atriz. A edição ficou marcada pela indicação de O Exorcista, o primeiro thriller de terror a concorrer como melhor filme do ano.

1975:
A segunda parte de O Poderoso Chefão (The Goodfather: Part II) foi o grande vencedor da edição de 1975, e dessa vez Francis Ford Copolla levou merecidamente seu Oscar de diretor para casa. Dessa vez quem foi esquecido foi o ator Al Pacino, que viu o prêmio de melhor ator ir parar nas mãos de Art Carney. Ellen Burstyn levou o prêmio de melhor atriz do ano por Alice Não Mora Mais Aqui, do Martin Scorsese. O Italiano Federico Fellini levou seu terceiro Oscar de filme estrangeiro da carreira, pelo filme Amarcord.

1976:
Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest) foi o grande vencedor da edição de 1976. Além de ganhar como melhor filme, o diretor Milos Forman levou pra casa sua primeira estatueta, assim como o ator Jack Nicholson, que finalmente ganhou o prêmio de melhor ator após várias tentativas. Louise Fletcher, também de Um Estranho no Ninho, foi escolhida melhor atriz.

O Oscar de 1976 ficou marcado como um dos melhores de todos os tempos, por estarem na briga 5 excelentes filmes: Um Estranho no Ninho, Barry Lyndon, Um Dia de Cão, Tubarão e Nashville.

Jack Nicholson em Um Estranho no Ninho.

1977:

Surpreendendo a todos, o vencedor de melhor filme em 1977 foi Rocky - O Lutador (Rocky), com Sylvester Stalone. Apesar de Rocky ter sido um sucesso de público, o grande cotado na verdade era Táxi Driver, de Martin Scorsese. Essa foi apenas a primeira vez de muitas em que o diretor foi "esquecido" pela academia. Peter Finch levou o Oscar póstumo de melhor ator e Faye Dunaway o de melhor atriz.

1978:
Em 1978, o cineasta Woody Allen ganhou o seu primeiro e único Oscar de direção com Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall). Além disso, o filme foi o grande premiado como melhor do ano e Diane Keaton levou o Oscar de melhor atriz por sua atuação. Richard Dreyfuss foi o escolhido como melhor ator por Goodbye Girl.

Woody Allen e Diane Keaton em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa.

1979:
O Franco Atirador (The Deer Hunter) levou 5 estatuetas para casa, incluindo melhor filme e direção, para Michael Cimino. Novamente Robert de Niro foi deixado de lado pela academia por sua atuação no filme vencedor, e o premiado foi John Voight por Amargo Regresso (Coming Home). Jane Fonda levou para casa seu segundo Oscar de melhor atriz, também por Amargo Regresso.

1980:
O drama Kramer vs. Kramer foi o grande premiado do ano, com os troféus de melhor filme, direção (Robert Benton), ator (Dustin Hoffman), atriz coadjuvante (Meryl Streep) e roteiro adaptado. Sally Field levou para casa o Oscar de melhor atriz por Norma Rae.

1981:
A grande surpresa de 1981, foi o filme Gente como a Gente (Ordinary People) ter levado o prêmio principal, ao invés de Touro Indomável de Martin Scorsese. Aliás, mais uma vez Scorsese é deixado de lado pela academia, assim como foi com Táxi Driver. Robert de Niro, porém, finalmente recebeu o reconhecimento que merecia e levou o prêmio de melhor ator pela atuação no filme de Scorsese. A grande atriz premiada da noite foi Sissy Spacek, por O Destino Mudou a Sua Vida.

1982:
O filme Carruagens de Fogo (Chariots of Fire) foi o grande vencedor da 54ª edição do Oscar, com o prêmio máximo de melhor filme. Henry Fonda levou o prêmio de melhor ator e Katherine Hepburn bateu o recorde de premiações conquistando sua quarta estatueta de melhor atriz (até então um recorde imbatível).

1983:
Com 8 prêmios, incluindo melhor filme, Gandhi do diretor Richard Attenborough foi o grande vencedor de 1983. Com sua direção precisa, Attenborough levou merecidamente o prêmio de direção para casa. Ben Kingsley foi o vencedor como melhor ator e Meryl Streep levou seu segundo Oscar da carreira (o primeiro como melhor atriz) por sua atuação em A Escolha de Sofia.

Ben Kingsley como Gandhi, na atuação que lhe rendeu o Oscar.

1984:
Laços de Ternura (Terms of Endearment) foi o grande vencedor de 1984. O filme teve uma inusitada particularidade: as duas atrizes principais foram indicadas ao prêmio de melhor atriz, mas como somente uma poderia ganhar, o troféu ficou com Shirley McLaine. Robert Duvall foi o premiado como melhor ator. Essa edição também marcou a terceira conquista do diretor Sueco Ingmar Bergman com o melhor filme estrangeiro do ano, dessa vez por Fanny e Alexander.

1985:
A super produção Amadeus, do diretor Milos Forman, foi a grande vencedora da edição de 1985 com 8 prêmios conquistados. Entre os principais estão o de melhor filme, direção (segundo Oscar da carreira de Milos Forman) e de melhor ator para F. Murray Abraham. Sally Field levou para casa seu segundo Oscar de melhor atriz por Um Lugar no Coração.

1986:
Entre Dois Amores (Out of Africa) de Sidney Pollack surpreendeu e ganhou 7 Oscars nessa edição, incluindo melhor filme e direção. William Hurt levou o prêmio de melhor ator e Geraldine Page de melhor atriz. A nota curiosa de 1986 é o fato de A Cor Púrpura (The Color Purple), do diretor Steven Spielberg, ter sido indicado em 11 categorias e ido embora da cerimônia sem nenhum troféu.

1987:
O diretor Oliver Stone concorreu ao Oscar de 1987 por dois filmes, Platoon e Salvador, ganhando o Oscar por Platoon, tanto de direção como melhor filme. Paul Newman foi escolhido melhor ator, e curiosamente assistiu sua premiação de casa, alegando que já tinha sido indicado 6 vezes e nunca ganho nada. Marlee Matlin levou o prêmio de melhor atriz.

Platoon, de Oliver Stone. Filme vencedor do Oscar em 1987.

1988:
O Último Imperador (The Last Emperor), uma super produção do diretor Bernardo Bertolucci foi o grande vencedor do ano, levando para casa todos os 9 prêmios no qual concorria, incluindo melhor filme e direção. Michael Douglas levou o prêmio de melhor ator por Rede de Intrigas e Cher de melhor atriz por Feitiço da Lua.

1989:
O filme Rain Man foi o principal vencedor da noite, incluindo os prêmios de melhor filme, melhor diretor (Barry Levinson), e ator (Dustin Hoffman). Jodie Foster levou para casa o prêmio de melhor atriz por sua atuação em Acusados.

1990:
A edição marca o primeiro Oscar da carreira do ator Daniel Day-Lewis, pela sua atuação em Meu Pé Esquerdo. Jessica Tandy foi escolhida como melhor atriz, e o filme premiado da noite foi Conduzindo Miss Daisy (Driving Miss Daisy). Oliver Stone foi o vencedor na categoria de melhor diretor por Nascido em 4 de Julho, levando para casa seu segundo Oscar.

A edição de 1990 ainda teve o cineasta Italiano Giuseppe Tornatore ganhando o Oscar de melhor filme estrangeiro por Cinema Paradiso.

Daniel Day-Lewis com sua atuação impecável no filme Meu Pé Esquerdo.

1991:
Dança com Lobos (Dances With Wolves) foi o vencedor de melhor filme em 1991, e seu diretor Kevin Costner vencedor do prêmio de direção. Jeremy Irons ganhou como melhor ator e Kathy Bates como melhor atriz.

1992:
O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs) conquistou as quatro principais estatuetas do Oscar de 1992: melhor filme, melhor direção (Jonathan Demme), melhor ator (Anthony Hopkins) e melhor atriz (Jodie Foster).

1993:
Com Os Imperdoáveis (Unforgiven), Clint Eastwood revisitou o gênero Western e com isso levou seu primeiro prêmio de melhor diretor, depois de uma longa carreira como ator. O filme de Eastwood ainda levaria o prêmio principal da noite. Al Pacino finalmente ganhou seu primeiro e único Oscar da carreira pela atuação em Perfume de Mulher, e Emma Thompson o Oscar de melhor atriz por Retorno a Howards End.

1994:
Em 1994, finalmente a academia reconheceu o trabalho do diretor Steven Spielberg e o premiou com melhor filme e direção por A Lista de Schindler (Schindler's List), filme que para muitos é o melhor retrato da Segunda Guerra Mundial já feito para o cinema. Nesse mesmo ano, Tom Hanks foi consagrado com seu primeiro Oscar por Filadélfia e Holly Hunter o de melhor atriz por O Piano.

1995:
A edição de 1995 consagrou de vez Tom Hanks lhe dando o prêmio de melhor ator pelo segundo ano consecutivo, graças a sua inesquecível atuação no filme Forrest Gump - O Contador de Histórias (Forrest Gump). Além disso, o filme levou ainda o prêmio máximo da academia e o de melhor diretor, com Robert Zemeckis.

Tom Hanks em Forrest Gump - O Contador de Histórias.

1996:
O ano de 1996 premiou mais um grande filme da história do cinema, Coração Valente (Braveheart). Dirigido e protagonizado por Mel Gibson, o filme ganhou os principais prêmios da noite: filme e direção. Nicolas Cage foi escolhido melhor ator por Despedida em Las Vegas e Susan Sarandon melhor atriz por Os Últimos Passos de um Homem.

1997:
Com 9 prêmios, O Paciente Inglês (The English Patience) foi o grande vencedor dessa edição. Geoffrey Rush levou para casa o prêmio de melhor ator e Frances McDormend o de melhor atriz.

1998:
Depois de 38 anos, finalmente um filme alcançou o recorde de 11 estatuetas conquistadas por Ben-Hur, em 1960. Titanic, do diretor James Cameron, conquistou 11 dos 14 prêmios no qual foi indicado e se tornou um dos 3 filmes mais premiados de todos os tempos. A grande surpresa do ano talvez tenha sido a derrota de Kate Winslet para Helen Hunt na categoria de melhor atriz. Tão surpreendente, que Winslet chegou a se preparar para ir receber a estatueta e ficou paralisada ao ver que não era seu nome a ser anunciado. Jack Nicholson levou mais um Oscar de melhor ator, dessa vez por Melhor é Impossível.

Cena do naufrágio do gigante Titanic. Até hoje, o filme de 1997 é um dos
mais premiados pela academia.

1999:
A edição de 1999 pode ser considerada a edição que mais teve injustiças por conta da academia. Em primeiro lugar, Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in Love) levou o prêmio de filme do ano enquanto os grandes favoritos eram A Vida é Bela de Roberto Benigni e O Resgate do Soldado Ryan de Steven Spielberg (que ganhou como melhor diretor). Depois, o caricato Roberto Benigni levou o Oscar de melhor ator, superando os favoritos Edward Norton e Tom Hanks. E para finalizar, Gwyneth Patrow, que era a grande "zebra" na lista de indicação, acabou sendo anunciada vencedora do prêmio de melhor atriz contra uma Cate Blanchett que fez a atuação da sua vida em Elizabeth e uma sempre excelente Meryl Streep.

A edição de 1999 vale para nós brasileiros como a primeira vez em que um filme daqui teve duas indicações ao prêmio. Central do Brasil concorreu a melhor filme estrangeiro (perdendo para A Vida é Bela) e Fernanda Montenegro concorreu ao prêmio de melhor atriz.

A atriz Fernanda Montenegro no tapete vermelho do Oscar em 1999,
acompanhada do seu companheiro de filmagem, o garoto Vinicius de Oliveira.

2000:
Em uma das edições mais acirradas da história do Oscar, Beleza Americana (American Beauty) acabou sendo escolhido o melhor filme do ano. Kevin Spacey levou o prêmio de melhor ator e Hilary Swank o de melhor atriz. Na categoria de filme estrangeiro, o espanhol Pedro Almodóvar ganhou seu primeiro Oscar por Tudo Sobre Minha Mãe.

2001:
A primeira edição do século 21 premiou o épico Gladiador (Gladiator), de Ridley Scott, como o melhor filme do ano e seu protagonista, Russel Crowe, como melhor ator. Julia Roberts levou um contestável prêmio de melhor atriz por Erin Brockovich, enquanto Steven Sodenbergh levou o de melhor diretor por Traffic.

2002:
Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind) foi o premiado de 2002 como melhor filme do ano, junto com seu diretor Ron Howard. Denzel Washington ganhou o prêmio de melhor ator e Halle Berry se tornou a primeira negra premiada como melhor atriz.

2003:
A edição de 2003 ficou marcada pelos polêmicos protestos em cima do palco contra a guerra do Iraque, principalmente o discurso feito pelo documentarista Michael Moore. O grande premiado do ano foi o musical Chicago. Adrien Brody levou o prêmio de melhor ator por O Pianista e Nicole Kidman o de melhor atriz por As Horas. O cineasta Roman Polanski ganhou seu primeiro e único Oscar da carreira como diretor nesse ano, por seu trabalho em O Pianista.

2004:
O Oscar de 2004 foi "dominado" pelo filme O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, que se juntou a Ben-Hur e Titanic como os filmes mais premiados da história com 11 conquistas cada. O ator Sean Penn levou o Oscar por sua atuação em Sobre Meninos e Lobos e Charlize Theron foi a melhor atriz por Monster.

O longa brasileiro Cidade de Deus concorreu em quatro categorias desse Oscar: edição, roteiro adaptado, fotografia e direção (Fernando Meirelles). Infelizmente, não ganhou nenhum prêmio.

Viggo Mortensen em O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, filme que
levou 11 Oscars para casa, incluindo melhor filme.

2005:
Em 2005, Clint Eastwood levou seu segundo prêmio de melhor filme e direção para casa com Menina de Ouro (Million Dollar Baby). O filme também deu a Hilary Swank seu segundo Oscar da carreira. Jamie Foxx, com sua elogiável atuação no filme Ray, foi o escolhido como melhor ator.

2006:
Pra muitos, o resultado final de 2006 foi uma grande surpresa. Crash - No Limite (Crash) acabou levando o prêmio de melhor filme, superando o então favorito O Segredo de Brockeback Mountain, do diretor vencedor do Oscar Ang Lee. Philip Seymour Hoffman levou o prêmio de melhor ator por Capote e Reese Whiterspoon o de melhor atriz por Jonnhy e June.

2007:
Em 2007, o cineasta Martin Scorsese finalmente foi premiado como melhor diretor pela academia, no que acabou sendo mais um prêmio de consolação do que um mérito, pois seu filme Os Infiltrados (The Departed), para muitos, não merecia nem o prêmio de melhor filme que acabou levando para casa. Forrest Whittaker foi escolhido melhor ator por sua atuação visceral em O Último Rei da Escócia e Helen Mirren melhor atriz por A Rainha.

Scorsese recebendo seu merecido Oscar depois de diversas tentativas em vão.

2008:
Os irmãos Joel e Ethan Coen ganharam o prêmio de direção e melhor filme por Onde os Fracos Não tem Vez (No Country for Old Man). Daniel Day-Lewis levou seu segundo prêmio de melhor ator por Sangue Negro e Marion Cottilard o de melhor atriz por Piaf - Um Hino ao Amor.

2009:
2009 foi o ano de Quem Quer Ser Um Milionário (Slumdog Millionaire), que levou para casa 8 Oscars, desbancando o favorito O Curioso Caso de Benjamin Button. Sean Penn levou sua segunda estatueta pela atuação em Milk - A Voz da Igualdade, e Kate Winslet finalmente, depois de 4 tentativas, levou o Oscar de melhor atriz por O Leitor

2010:
A partir de 2010, a categoria de melhor filme passou a ter mais filmes concorrentes, ao invés de 5. Guerra ao Terror (The Hurt Locker) surpreendeu a todos e desbancou o favorito Avatar no prêmio de melhor filme. A diretora Kathryn Bigelow ainda levou o prêmio de direção, no qual James Cameron era favorito. Jeff Bridges foi escolhido melhor ator e Sandra Bullock melhor atriz.

2011:
O Discurso do Rei (The King's Speech) acabou se consagrando o melhor filme e seu diretor, Tom Hooper, o melhor do ano. Além disso, Colin Firth, o protagonista do filme, foi eleito o melhor ator. Já o prêmio de melhor atriz ficou com Natalie Portman, por sua atuação em Cisne Negro.

2012:
Sem grandes surpresas, o longa francês O Artista foi o grande vencedor da última edição do Oscar, inlcuindo melhor filme, direção (Michel Hazanavicius) e melhor ator (Jean Dujardin). Meryl Streep ganhou a estatueta de melhor atriz pela terceira vez, por A Dama de Ferro.

Jean Dujardin e Bérénice Bejo em O Artista, filme vencedor de 2012.

Enfim, depois de ler sobre toda a história do Oscar, você já pode se preparar e esperar pelo próximo domingo, dia 24, para saber quais serão os próximos nomes que irão entrar para a galeria dos vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário