quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Como funciona a classificação indicativa dos filmes.



Assassinatos, nudez, sexo, drogas, prostituição, lutas, armas, insultos. Alguns desses, talvez todos, são elementos que ajudam a construir um bom enredo cinematográfico, e que vemos em boa parte dos filmes que são lançados semanalmente mundo afora. 

Porém, os filmes de uma forma geral não são direcionados para uma mesma faixa etária, e é justamente aí que entra em ação o MJ (Ministério da Justiça), que classifica a obra de acordo com o seu conteúdo. O grupo de análise dos filmes são geralmente compostos por 30 membros, que assistem à película gratuitamente em nome do Ministério, para depois darem seus pareceres.

Há duas formas de analisar uma obra. A primeira, é considerada uma análise prévia, onde alguns responsáveis se juntam para listar todos os elementos do filme que o fazem ser passível de uma classificação. A segunda, é a própria autoavaliação dos cinemas e suas produtoras, que é acompanhada de perto pelo MJ.

Ao analisar os filmes, é preciso prestar atenção no contexto da história, e não apenas nas cenas em si. Por exemplo: um filme que fale sobre drogas, geralmente possui faixa etária de 16 anos. Porém, se o uso da droga não for incentivado, e o personagem usuário aparecer sofrendo e se dando mal por conta de seu vício, o filme pode ter a classificação diminuída para 14 anos.


Recentemente, o filme Ted causou polêmica, quando o deputado Protógenes, ao ver o ursinho na capa, pensou se tratar de um filme infantil e levou seu filho de 12 anos para assistir. No entanto, quem assistiu ao filme sabe que ele não é nem um pouco "politicamente correto", tanto é que sua indicação de fato é 16 anos. O Deputado acabou pedindo o fim da exibição de Ted nos cinemas brasileiros, o que gerou uma série de protestos nas redes sociais.

Essa caso mostrou um fato importante: quem deve filtrar o que uma criança deve ou não assistir são os próprios pais dela. A classificação imposta pelo MJ apenas indica se o filme é propício ou não para crianças, mas a decisão final sempre sempre cabe aos pais. Tanto é que, acompanhada dos responsáveis, qualquer criança entra em qualquer sessão de cinema do país. Aí, o bom senso é quem deve falar mais alto.


As Classificações


CLASSIFICAÇÃO LIVRE:

- VIOLÊNCIA: Pode haver violência, mas ela deve ser fantasiosa (como no caso dos desenhos), caricata (com a intenção de causar riso) e principalmente, não fazer uso de armas violentas.

- SEXO E NUDEZ: Só podem aparecer sem o contexto de apelo sexual, como por exemplo, ao mostrar uma aldeia indígena.

- DROGAS: Admite-se o uso de drogas lícitas (bebida e cigarro) em situações sociais, como jantares e confraternizações.

CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS:

- VIOLÊNCIA: Podem aparecer armas, mas sem o uso explícito das mesmas. Atos criminosos sem o uso da violência (como furtos, por exemplo) e xingamentos já são aceitos.

- SEXO E NUDEZ: É permitido apenas imagens sobre sexo (ou nudez) com o intuito de informação, como por exemplo uma aula onde a professora esteja falando sobre o sistema reprodutor.

- DROGAS: É permitido a alusão à drogas ilíticas, mas sem que elas apareçam. Discussões sobre a nocividade das drogas também é aceito.

CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS:

- VIOLÊNCIA: Passam a ser permitidos a presença de atos violentos, como brigas, lutas envenamentos, ameaças. 

- SEXO E NUDEZ: É proibida a exposição de um corpo inteiramente nu, mas é permitido já haver insinuações sobre o ato, sem mostrá-lo de fato.

- DROGAS: Pode haver a presença de drogas ilíticas na cena, como um baseado de maconha, mas sem mencionar tráfico ou venda do mesmo.

CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS:

- VIOLÊNCIA: Constitui em mortes intencionais e menções que ridicularizam minorias, com diálogos e imagens.

- SEXO E NUDEZ: Já é permitida a exibição de órgãos sexuais, e de imagens eróticas (como um striptease, por exemplo). Porém, não pode haver o ato sexual explícito, e nem prostituição.

- DROGAS: Conversas e contextos que indiquem o consumo de drogas ilícitas são permitidos, porém sem mostrar o ato em si.

CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS:

- VIOLÊNCIA: Permitidas cenas e diálogos sobre estupro, exploração sexual, mutilação, tortura, suicídio, aborto, pena de morte e eutanásia.

- SEXO E NUDEZ: É permitida a exibição de uma cena longa mostrando qualquer modalidade de sexo, porém sem mostrar penetração.

- DROGAS: Pode mostrar a produção e o tráfico de drogas. Pode ser induzido também o consumo de drogas proibidas.

CLASSIFICAÇÃO 18 ANOS:

- VIOLÊNCIA: Cenas de forte impacto, como pessoas morrendo carbonizadas, além da apologia à violência extrema, pedofilia, e crimes de ódio.

- SEXO E NUDEZ: São permitidas cenas de sexo com penetração.

- DROGAS: Apologia ao uso das drogas ilíticas.


Um comentário: