quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Especial Oscar: Os maiores vencedores da premiação.

Faturar um Oscar é para poucos, e certamente é uma honra e tanto para diretores, atores e atrizes que conseguem levar pra casa a estatueta mais de uma vez. Nesse post, vocês conferem uma lista com os maiores vencedores das quatro principais categorias da premiação.



                                                 Melhor Filme

Na categoria de Melhor Filme do ano, a principal do Oscar, três filmes dividem a ponta com o maior número de estatuetas: Ben-Hur (1960), Titanic (1998) e O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (2005), ambos com 11 prêmios cada.

O épico Ben-Hur, dirigido por William Wyler, ganhou 11 das 12 categorias em que foi indicado. Além de ganhar como melhor filme do ano, ainda levou os prêmios de melhor direção para Wyler, melhor ator para Charlton Heaston, melhor ator coadjuvante para Hugh Griffith, Melhor Direção de Arte, Melhor fotografia, Melhor Figurino, Melhor Efeitos Especiais, Melhor montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. A única categoria em que o filme não foi bem sucedido foi em Roteiro Adaptado, onde o prêmio ficou com Almas em Leilão do diretor Jack Clayton.



Demorou 38 anos para que o recorde de Ben-Hur fosse alcançado. A super produção Titanic de James Cameron foi a primeira a igualar tal façanha, vencendo 11 dos 14 prêmios que concorria em 1998. Além de vencer como melhor filme, Titanic ainda levou os prêmios de melhor direção para Cameron, melhor trilha sonora, melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor edição, melhores efeitos visuais, melhor edição de som, melhor figurino e melhor canção original.

As categorias em que o filme foi indicado e não levou foram a de melhor atriz, onde Kate Winslet perdeu para Helen Hunt, a de melhor atriz coadjuvante, com Gloria Stuart e melhor maquiagem. Além disso, o roteiro original de Cameron surpreendeu por não ter sido sequer indicado, assim como o ator Leonardo Di Caprio.




Depois da enorme diferença de tempo que levou para o recorde de Ben-Hur ser alcançado, levou apenas 7 anos para ele ser novamente igualado. Ao adaptar para as telas o clássico O Senhor do Anéis de J. R. R. Tolkien, Peter Jackson não imaginava que se tornaria um dos diretores mais bem sucedidos dos últimos anos. 

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei já entraria para história por se tornar o primeiro e único filme de fantasia a ganhar o Oscar de melhor filme. Porém, o filme foi mais além, e acabou conquistando todos os 11 prêmios no qual concorria, tornando-se assim um dos 3 maiores vencedores da academia. Além de melhor filme, foram conquistados os prêmios de melhor diretor para Jackson, melhor roteiro adaptado, melhores efeitos visuais, melhor direção de arte, melhor edição, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor mixagem de som, melhor trilha sonora e melhor canção original.


    
                                                  Melhor Ator

Na categoria de melhor ator, temos diversos nomes empatados com duas conquistas cada. O ator Jack Nicholson, porém, tem duas conquistas de ator principal (Um Estranho no Ninho, 1975 e Melhor é Impossível, 1997) e uma de ator coadjuvante (Laços de Ternura, 1983), o que o coloca no topo da lista.

Com duas conquistas do prêmio principal, estão empatados Daniel Day-Lewis (Meu Pé Esquerdo, 1990 e Sangue Negro, 2008), Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos, 2004 e Milk - A Voz da Igualdade,2009) Tom Hanks (Philadélphia, 1994 e Forrest Gump, 1995), Marlon Brando (Sindicato dos Ladrões, 1954 e O Poderoso Chefão, 1972), Dustin Hoffman (Kramer vs. Kramer, 1979 e Rain Man, 1988), Gary Cooper (Sargento York, 1941 e Matar ou Morrer, 1952), Spencer Tracy (Marujo Intrépido, 1938 e Com os Braços Abertos, 1939) e Fredric March (O Médico e o Monstro, 1932 e Os Melhores Anos de Nossas Vidas, 1947).

Esse ano, caso confirme o favoritismo, o ator Daniel Day-Lewis pode se tornar o maior vencedor geral com 3 prêmios, por sua atuação em Lincoln.


Jack Nicholson com seu primeiro Oscar em 1975.

                                                 Melhor Atriz

Na categoria de melhor atriz, ninguém levou para casa mais prêmios do que Katharine Hepburn. A atriz norte-americana levou para casa nada menos do que 4 prêmios principais. 

O primeiro deles foi por Manhã Gloriosa em 1934. Porém, seu segundo troféu só chegou 34 anos depois, em 1968, com Adivinhe Quem Vem Para Jantar. Um ano depois, em 1969, Hepburn levou novamente o prêmio por O Leão no Inverno. Seu último prêmio veio por conta do filme Num Lago Dourado, em 1982, já com 74 anos.

Depois de Hepburn, duas atrizes tem 3 prêmios, apesar de um ser de coadjuvante: Meryl Streep e Ingrid Bergman. Streep ganhou o prêmio principal em 1983 (A Escolha de Sofia) e 2012 (A Dama de Ferro), e o prêmio coadjuvante em 1980 (Kramer vs. Kramer). Já Bergman ganhou como melhor atriz em 1945 (À Meia Luz) e 1957 (Anastácia), e seu prêmio de coadjuvante foi conquistado em 1975 (Assassinato no Expresso Oriente).


Katharine Hepburn, a recordista de troféus de melhor atriz.

Melhor Diretor


Consagrado em Hollywood por seus filmes de faroeste, John Ford é o grande recordista de estatuetas na categoria de melhor diretor do Oscar. Curiosamente, nenhum dos filmes que lhe rendeu o prêmio são do gênero que lhe fez famoso mundo a fora. 

O primeiro Oscar de Ford veio em 1935 com O Delator. Em 1940 foi a vez de levar o Oscar por As Vinhas da Ira, e no ano seguinte, conquistar o prêmio pelo segundo ano consecutivo com Como Era Verde Meu Vale. O último troféu da carreira do diretor veio em 1952 com Depois do Vendaval. Além dos prêmios, John Ford ainda teve uma indicação ao prêmio que não resultou em vitória, em 1939, por No Tempo das Diligências.

Atrás de John Ford, com 3 conquistas, estão 2 diretores: Frank Capra e William Wyler. Capra levou o prêmio 1935 (Aconteceu Naquela Noite), 1937 (O Galante Mrs. Deeds) e 1939 (Do Mundo nada se Leva). Já Wyler ganhou em 1943 (Rosa da Esperança), 1947 (Os Melhores Anos das Nossas Vidas) e 1960 (Ben-Hur). 

Esse ano, o diretor Steven Spielberg pode alcançar a marca dos 3 prêmios, caso vença por sua indicação em Lincoln.


John Ford, o recordista de prêmios de melhor diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário