domingo, 24 de fevereiro de 2013

Recomendação de Filme #05

                                    Adeus, Lênin (Wolfgang Becker) - 2003

Indicação da Alemanha ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2003, Adeus, Lênin (Good Bye, Lênin) é um filme inteligentíssimo, divertido, e bem realizado pelo diretor Wolfgang Becker. Como um bom exemplo de filme comercial de qualidade, o filme foi um sucesso de bilheteria no seu país, o que acabou impulsionando seu reconhecimento além da fronteira.


Na trama, acompanhamos a vida do jovem Alexander (Daniel Bruhl) desde sua infância, na extinta Alemanha Oriental. Passamos a conhecer seu drama familiar, após seu pai abandonar a família, até o período pós-queda do muro de Berlim, quando sua mãe acorda de um coma decorrente de um ataque cardíaco. Enquanto esteve em coma, a mãe de Alexander não ficou sabendo das mudanças políticas que o país sofreu, e para evitar emoções fortes, que poderiam fazê-la piorar novamente, os médicos recomendam que ela não fique sabendo do ocorrido.

A partir de então começa a luta de Alexander e sua irmã para esconder todo e qualquer vestígio da mudança de governo instaurada na nova Alemanha unificada. O diretor acerta em cheio ao misturar cenas divertidas com cenas dramáticas, além de fazer uma sutil crítica aos movimentos políticos, sem apelar para nenhum lado.


Para quem está por dentro da história que envolve o filme, é um prato cheio por ter bastante dados e detalhes do período. Para quem pouco conhece, também vale a pena, pelo bom relacionamento dos personagens e principalmente pelo sentimento forte de amor entre os filhos com sua mãe, o que faz qualquer um se identificar.

Por fim, Adeus, Lênin! acaba sendo uma sátira sobre o fim de ideologias, e um dos melhores filmes dessa nova geração do cinema alemão. Muito provavelmente você um dia irá se deparar com ele em alguma aula de história ou de sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário