segunda-feira, 1 de abril de 2013

Especial Dia da Mentira: 5 bons filmes sobre o tema.

A mentira pode ter diversas faces. Seja com mentiras bem intencionadas, ou com impostores de carteirinha, a figura do mentiroso sempre esteve presente no mundo dos filmes. Alguns são tão carismáticos e consistentes nas suas mentiras, que a gente acaba até acreditando naquilo que dizem.

Abaixo, uma pequena lista com 5 filmes sobre o tema que valem a pena serem assistidos:

1 - Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas; Tim Burton (2003).
Tim Burton, conhecido por suas narrativas fantasiosas, nos traz em Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (Big Fish) a estória de Ed Bloom, um contador de histórias que adora contar sua vida aos outros mesclando realidade com ficção. A sensibilidade com que é filmada a trama nos transporta para um mundo irreal, onde todos nós gostaríamos, no fundo, de viver.

A fotografia é belíssima, e é impressionante a forma com que o Burton, do qual confesso não ser um grande fã, consegue mostrar a relação de um pai com seu filho em formato de fábula. Enfim, uma grande obra que merece todo o reconhecimento.




2 - Adeus, Lênin; Wolfgang Becker
Em Adeus, Lênin (Good Bye, Lênin), temos o caso de uma mentira contada para o bem de todos. A mãe de Alex Kernel passa mal e entra em coma dias antes da queda do muro de Berlim e a restauração do capitalismo na Alemanha. Ao acordar, para evitar um choque em sua mãe, Alex e sua irmã decidem ocultar as reviravoltas políticas que o país sofreu durante o período em que ela esteve desacordada, e para isso acabam criando um mundo novo, literalmente, onde a Alemanha ainda vivia debaixo do socialismo.

Cultuado como um dos melhores filmes Alemães de todos os tempos, é um filme sobre mentira, mas uma mentira contada em uma ocasião necessária.



3 - Prenda-me se for Capaz; Steven Spielberg (2002)
Contando com um grande elenco, com nomes como Leonardo Di Caprio e Tom Hanks, além da direção experiente de Steven Spielberg, Prenda-me Se For Capaz (Catch Me If You Can) conta a história de Frank Abagnale Jr., um mestre na arte do disfarce, que com menos de 18 anos já havia se passado por médico, advogado e até mesmo co-piloto de uma aeronave. Ao praticar golpes milionários, ele desperta a atenção de um agente da Cia, que passa a tentar capturá-lo.

O filme foi um grande sucesso no ano de seu lançamento, e os críticos o elogiam com vigor.





4 - Vip's; Toniko Melo (2010)
Filme nacional estrelado pelo ator Wagner Moura, Vip's conta a verdadeira história de Marcelo Nascimento da Rocha, um farsante de primeira que se passa por diversas pessoas usando identidades falsas.

O grande momento que desencadeou sua descoberta, foi quando Marcelo se passou pelo filho do presidente da Gol Linhas Aéreas, Henrique Constantino, ao vivo em um programa de televisão, durante o carnaval de Recife.

Confesso que Vip's foi pra mim uma grande surpresa, e um dos filmes nacionais mais bem feitos dessa nova geração.



5 - O Mentiroso; Tom Shadyac (1997)
Pode até ser clichê, mas era imprescindível falar de O Mentiroso (Liar, Liar). O clássico das tardes na televisão estrelado pelo comediante/ator Jim Carrey conta a estória de Fletcher Reede, um advogado mentiroso de carteirinha que se vê em apuros quando, ao soprar as velinhas do seu aniversário, seu filho pede que ele passe um dia inteiro sem contar mentiras.

É uma comédia leve, que consegue aquilo que promete: render boas risadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário