domingo, 12 de maio de 2013

Recomendação de Filme #16

Disque M Para Matar (Alfred Hitchcock) - 1954

Terceiro longa-metragem a cores filmado pelo diretor Alfred Hitchcock, Disque M Para Matar (Dial M for Murder) está para mim entre os três melhores filmes da sua carreira, junto de Janela Indiscreta e Psicose.


Na trama, baseada em uma peça da Broadway, o ex-jogador de tênis Tony (Ray Milland) resolve executar um plano calculado nos mínimos detalhes para matar a esposa (Grace Kelly). Através do uso de chantagens, ele manda Lesgate (Anthony Dawson) ao seu apartamento, em um dia que sua esposa está sozinha em casa, com a tarefa de realizar a "missão".

Porém, o plano dá errado e Lesgate acaba tendo um final trágico. Para evitar ser descoberto, Tony faz de tudo para forjar um álibi e pôr a culpa no falecido "colega". O filme é rodado em apenas um cenário, o que deixa o clima claustrofóbico e aumenta o nível de tensão ao redor da estória.



Dois elementos clássicos dos filmes de Hitchcock podem ser vistos logo no começo do filme. Em primeiro lugar temos a tentativa de um crime perfeito que acaba sendo frustrada, graças aos erros sutis do assassino. Já havíamos visto algo parecido em Festim Diabólico.

Também como em Festim Diabólico, a apresentação do resultado final acontece já no início do filme, fato que nas mãos de um diretor sem experiências certamente faria o filme perder totalmente a graça. Mesmo sabendo o final, acompanhamos com atenção todo o desenrolar da estória e a luta de Tony para tentar não ser descoberto pelo seu plano, o que torna o suspense delicioso.



Enfim, Disque M para Matar é um dos filmes de Hitchcock que mais entretém o espectador, e é perfeito para quem quer começar a conhecer a obra do Mestre do suspense. Um divertido passatempo que vale cada segundo.

Um comentário: