domingo, 26 de maio de 2013

Recomendação de Filme #18

Minhas Tardes com Margueritte (Jean Becker) - 2010

Depois do amor, a amizade talvez seja a relação humana mais mencionada ao longo de toda existência do cinema. A relação mostrada nesse filme, porém, poucas vezes foi vista, tanto na tela como na vida real. Vai muito além da simples amizade, é algo inexplicável e incomensurável.


O experiente Gérard Depardieu interpreta Germain, um homem simples e de pouca instrução intelectual, que vive de fazer bicos e mora em um trailer nos fundos da casa de sua mãe, uma mulher problemática, com quem tem uma convivência conturbada.

Apesar de ser ignorante, e passar a vida ouvindo piadas de mal gosto dos colegas, Germain possui um enorme coração. Por um mero acaso ele conhece Margueritte (Gisèle Casadesus), uma simpática velhinha apaixonada por livros, com quem cria uma relação pura de companheirismo.


Em um banco de jardim, enquanto alimentam pombos, os dois amenizam sua solidão conversando sobre literatura e coisas da vida. Margueritte passa a ler para Germain, principalmente a obra A Peste ,do escritor Albert Camus. 

Um acaba complementando o outro mesmo com a enorme diferença de idade. Germain com seu prazer em aprender e Margueritte com seu prazer em viver, formam uma dupla incomum mas apaixonante. É um filme emocionante, com pequenas pitadas de humor, principalmente quando Germain passa a imaginar na mente as estórias que Margueritte lhe conta (mostradas de excelentre forma pelo diretor, com recurso em preto e branco).



Dirigido com simplicidade, Minhas Tardes com Margueritte é um filme simpático, doce e terno sobre a beleza que há nas relações humanas. Sem ser nem um pouco piegas, é uma estória de amor sem "eu te amo", como ressalta o poema declamado no final pelo próprio Germán.

Nenhum comentário:

Postar um comentário