quarta-feira, 12 de junho de 2013

Especial dia dos namorados: 10 tipos de casais marcantes do cinema!

Ah, o amor! Entre suspiros, sorrisos, choros e até mesmo gemidos, o amor já nos foi apresentado de inúmeras formas no cinema, unindo os mais diversos tipos de casais. Uns perfeitos, outros nem tanto, e alguns muito, muito estranhos.



Se perguntássemos qual o primeiro casal cinematográfico que vem a cabeça, muitos responderiam Jack e Rose de Titanic, ou Tom e Summer de 500 dias com ela. Os mais jovens talvez citassem Bella e Edward da saga Crepúsculo, e os mais antigos diriam Scarlett O'Hara e Rhett Butler de E o Vento Levou.. ou Richard e Ilsa de Casablanca.

O fato é que o tema se tornou um dos mais recorrentes e rentáveis da sétima arte ao longo dos anos, e nessa data especial, onde todos os namorados da vida real estão comemorando, resolvi fazer uma lista dos tipos de casais mais marcantes do cinema. Obviamente não há espaço para todos, mas vale a lembrança.

Casal Clássico


Uma mocinha cheia de defeitos e um galã posando de anti-herói fizeram um dos primeiros e mais amados casais do cinema, em E o Vento Levou.. (Gone With the Wind, 1939). Mesmo depois de tantas décadas este filme é um dos referenciais do gênero no cinema, mostrando a relação entre Scarlett O'Hara (Vivien Leigh) e Rhet Buttler (Clark Gable).

Casal Musical


Aquela máxima de que atrás de todo homem há uma grande mulher nunca foi tão verdadeira como na história de Johnny e June (Walk the Line, 2005), cinebiografia do cantor Johnny Cash (Joaquim Phoenix) que mostra sua relação com a também cantora June Carter (Reese Whiterspoon). Os dois fazem shows juntos e aparentemente vivem em harmonia, mas os problemas internos que eles têm de enfrentar são muito maiores do que poderia se imaginar olhando de fora. É uma grande experiência acompanhar o dia-dia do casal e as dificuldade de relacionamento que há por conta dos vícios de Cash.


Casal Explosivo


Bonnie e Clyde (Bonnie and Clyde, 1967) traz um bom exemplo de casal que é unido até mesmo na hora de sair cometendo crimes. O filme conta a história real do casal homônimo que saiu pelas estradas dos Estados Unidos roubando lojas e principalmente bancos no período da Grande Depressão. Um filme que possui a história bastante parecida com essa é Assassinos por Natureza (Natural Born Killers, 1994), com direção de Oliver Stone e roteiro de Quentin Tarantino.

Em contrapartida, em Sr. e Sra. Smith (Mr. and Mrs. Smith, 2005), estrelado por Angelina Jolie e Brad Pitt, temos um casal que, diferentemente dos primeiros exemplos, empenham armas para defender o país de bandidos. O problema dos dois começa quando um deve ter de caçar o outro sob ordens superiores.

Casal Fraternal


Ultimamente presenciamos o grande sucesso de Amor (Amour, 2012) filme do austríaco Michael Haneke, que mostrava o fim da vida de dois idosos, e o quanto é difícil lidar com essa fase da vida. No cinema houve outros bons exemplos de amor entre pessoas de idade avançada, como o que foi mostrado no argentino Elsa e Fred (Elsa Y Fred, 2005), onde um casal de idosos se conhece e aprende a viver a vida juntos da forma que nunca haviam vivido. Geralmente são filmes nostálgicos, que mostram que amor não tem idade.

Casal "exótico"


Quem disse que o amor só existe entre duas pessoas de carne e osso? Em A Garota Ideal (Lars ans the Real Girl, 2007), o personagem vivido por Ryan Gosling se apaixona por uma boneca. Sim, uma boneca! E não há nada que o faça querer se separar dela.  Juntando comédia e drama, o filme é muito mais interessante do que a premissa promete, e vale a pena ser visto. Outro exemplo clássico é a paixão entre Edward e Peg em Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands, 1990), onde as limitações físicas vão além do comum.

Casal Animado


Em UP- Altas Aventuras (UP, 2009), vimos uma das histórias de amor mais belas e singelas de todos os tempos, e tudo isso em forma de animação. A história do velhinho que faz de tudo para realizar o sonho da falecida esposa é o mote para essa animação que é muito mais do que um filme feito para crianças.

Outra animação recente que aborda o tema é Shrek (Shrek, 2001), onde vemos um amor completamente diferente entre um casal de ogros, dando um exemplo de que o que importa não é a aparência física, e sim aquilo que ninguém vê a olho nu. E como esquecer ainda do clássico A Dama e Vagabundo (Lady and the Tramp, 1955), que fala de forma infantil sobre os casais que vencem as diferenças para ficarem juntos.


Casal Épico


A Idade média era um período dificil para os amantes, e Tristão e Isolda (Tristan + Isolde, 2006) é um belíssimo filme sobre o asssunto. Os dois personagens que dão nome ao filme são enlouquecidamente apaixonados, mas não podem se ver e nem seguir adiante com esse amor, pois os pais são rivais. O enredo é simples, mas o jeito que foi contada a história é que faz toda a diferença.

Casal Homossexual

O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, 2005) fez sucesso na época em que foi lançado ao abordar de forma direta o relacionamento entre dois homens, até então um tabu na telona. Anteriormente, Meninos Não Choram (Boys Don't Cry, 1999) já havia abordado a situação, mas sobre o ponto de vista de duas mulheres homossexuais. Nos últimos anos, filmes com essa temática têm tomado conta do cinema, alguns de grande qualidade como o francês Azul é a Cor Mais Quente (La vie d"Adèle), o israelense Além da Fronteira (Outin the Dark), o peruano Contracorrente (Contracorriente, 2009) e o também francês Laurence Anyways (Laurence Anyways, 2012).


Casal Inocente


Impossível falar de amor no cinema e não lembrar de Meu Primeiro Amor (My Girl, 1991), que mostra o sentimento na sua forma mais primitiva: o de duas crianças de 11 anos que estão descobrindo o que é amar um ao outro. O próprio A Lagoa Azul (The Blue Lagoon, 1980) é outro exemplo disso, onde duas crianças crescem sozinhas em meia a uma ilha deserta e acabam descobrindo-se juntas.

Casal neurótico


Noivo Neurótico, Noivoa Nervosa (Annie Hall, 1977) do Woody Allen traz o exemplo mais clássico de um  casal cheio de neuras. Passam o filme inteiro analisando de forma crítica os problemas do seu relacionamento, com diálogos e frases mordazes. Outro filme que poderíamos citar é Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004), onde vivenciamos uma experiência para lá de surreal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário