quarta-feira, 3 de julho de 2013

As 20 Melhores Animações dos Anos 2000

Quando surgiram no início do século passado, as animações eram voltadas especialmente às crianças, e baseavam-se em famosos contos de fadas. Com o advento da tecnologia, e a presença de diretores criativos aderindo ao gênero, os filmes animados cresceram e viraram um mercado multi-milionário. E o principal: deixaram de ser filmes voltados aos pequenos, para agradar também aos mais velhos.


Às vésperas de umas das estreias mais esperadas desse ano, Meu Malvado Favorito 2, fiz uma lista com as 20 produções mais marcantes do gênero, do ano de 2000 para cá. Confira abaixo a lista, feita em ordem aleatória, e comente caso ache que faltou algum.


Up - Altas Aventuras (2009)

Um clássico exemplo de animação que agrada às crianças e aos adultos. UP - Altas Aventuras (UP) é uma agradável história sobre um velhinho que faz de tudo para realizar o desejo de sua esposa falecida. A pequena introdução, contando como os dois se conheceram, e mostrando a passagem do tempo na vida do casal, é uma das melhores sequências de todos os tempos.


A Era do Gelo (2001)

Como o próprio nome indica, A Era do Gelo (Ice Age) se passa no período glacial, e conta a história de amizade entre o mamute Manny, o tigre dente de sabre Diego e a preguiça-gigante Sid. A história começa quando eles encontram um menino esquimó totalmente sozinho, longe de seus pais, e decidem que precisam ajudá-lo a achar a sua família. Não dá pra deixar de lembrar ainda do esquilo pré-histórico Scrat, que se sacrifica para manter sua amada noz protegida de outros predadores.



Monstros S.A. (2001)

Monstros S.A. é a maior fábrica de sustos existente. Construída longe da cidade, ela possui portais que levam os monstros direto para o quarto das crianças, para que eles a assustem e adquiram a energia que garante a sobrevivência da fábrica. Quando James P. Sullivan, junto com seu assistente Mike Wazowski, recebe a missão de assustar uma garotinha corajosa chamada Boo, a confusão está feita. Ela acaba indo parar no mundo dos monstros, onde quem tem medo dela são eles.


Madagascar (2005)


O leão Alex, a zebra Marty, a girafa Melman e a Hipopótamo Gloria vivem no zoológico de Nova York. Marty porém vive o sonho de voltar para a floresta, e numa fuga, acaba arrumando confusão para seus companheiros. Embarcados em um navio para outro lugar do mundo, eles acabam naufragando, e indo parar na ilha de Madagascar. Lá, eles têm de enfrentar os perigos da vida selvagem, na qual estavam desacostumados.

Meu Malvado Favorito (2010)

Gru é um malvado vilão que tem um audacioso plano: roubar a lua. Com a ajuda dos Minimons, criaturas amarelas, ele parte em busca de um raio criado por um cientista, que diminui as coisas de tamanho. Seu plano consiste em adotar três meninas órfãos que vendem biscoito na sua porta, e usá-las para invadir a casa do cientista. Porém, o que ele não esperava era que iria se apegar tanto às meninas.

Procurando Nemo (2003)

Ambientado no fundo do mar, Procurando Nemo (Finding Nemo) mostra a saga de um peixe em busca do seu filho perdido, que na verdade foi capturado por uma rede de pesca e agora vive num aquário de um consultório médico. Mais do que uma animação, o filme é uma lição de amor entre pai e filho, e vale para todos as idades.



Shrek (2001)

Ogros são criaturas malvadas, repulsivas e esquisitas. Mas essa máxima é quebrada com esse filme da produtora DreamWorks, que fez enorme sucesso, inclusive em todas as sequências que teve. Shrek é um ogro que vive num pântano, e tem suas área invadidas por seres dos contos de fadas. Ao ir falar com o rei para ele tirar os invasores das suas terras, ele recebe uma missão: resgatar a princesa Fiona do alto da torre de um castelo. Junto com o Burro Falante, criatura intrometida e tagarela que não larga do seu pé, Shrek parte na aventura que vai mudar pra sempre sua vida.


Rango (2011)


Vencedor do Oscar de melhor animação em 2012, Rango é um verdadeiro faroeste para crianças. O camaleão Rango vai parar, após um acidente, em pleno velho oeste, nas areias escaldantes do deserto de Mojave. De uma hora para outra, sua rotina de animal de estimação muda radicalmente, e agora ele precisa deixar a vida "camuflada" para enfrentar os perigos existentes no mundo real, fazendo com que ele vivencie a experiência de fazer amigos, inimigos e até mesmo se tornar um herói.



Como Treinar Seu Dragão (2010)

Na ilha de Berk, os Vikings dedicam suas vidas ao combate com dragões. Soluço, jovem filho do chefe da região, não é diferente, e sonha virar um exímio matador de dragões quando crescer para agradar ao gosto do pai. Ao ferir sem querer o dragão mais perigoso de todos, ele acaba fazendo uma amizade com o animal, e descobre que ele não era tão mal quanto parecia. Porém, ao tentar defender o dragão dos outros Vikings, ele acaba entrando em uma série de confusões.


Kung-Fu Panda (2008)

Po é um panda atrapalhado que trabalha no restaurante da família. Um dia ele é surpreendido ao ser escolhido para seguir uma antiga profecia, que faz com que treine ao lado de mestres do Kung-Fu. Com o retorno de um grande vilão, ele tem que defender a vila, mesmo com suas dificuldades de coordenação.



A Casa Monstro (2005)


DJ Walters é um menino que acredita que há algo estranho na casa do vizinho Nebberscracker, já que tudo que passa perto da casa desaparece. Na véspera do dia das bruxas, DJ e seus amigos estão jogando basquete e a bola vai parar no quintal da casa. Ao tentar buscar, um deles é quase engolido, sendo salvo por pouco. Os garotos tentam avisar os adultos, mas ninguém acredita neles. Eles então passam a planejar um plano para entrar no local.


A Noiva Cadáver (2004)

Sombrio e obscuro, A Noiva Cadáver só poderiam ser um filme de Tim Burton (de O Estranho Mundo de Jack). Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst, um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot. Porém, acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver, que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.  



Mary e Max - Uma Amizade Diferente (2009)

Uma animação adulta, mas que agrada às crianças. É engraçado dizer isso, mas é a pura verdade quando se trata de Mary e Max (Mary and Max). A história de amizade entre uma garotinha e um senhor de idade solitário, que se correpondem apenas por cartas, é um dos filmes mais belos já feitos no gênero. A amizade transcorre, de acordo com os altos e baixos da vida, e é uma lição e tanto para nós, crescidos.



Lilo & Stitch (2001)

Lilo é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani. Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch, um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo.

O Bicho Vai Pegar (2005)

Boog é um urso pardo domesticado, que vive na pacata cidade de Timberline. Ele é a grande estrela dos shows ecológicos de sua cidade, sendo que à noite desfruta das acomodações da garagem de Beth, uma guarda florestal que o criou desde que era filhote. Porém nem todos gostam de Boog. Shaw é um deles, pois acredita que os animais estão conspirando contra os humanos. Em uma de suas caçadas ele traz à cidade Elliot, um cervo de um único chifre que ainda está vivo. Após vários pedidos, Boog decide ajudar a soltá-lo. Querendo retribuir o favor, Elliot segue Boog até sua casa e decide libertá-lo de sua garagem, a qual considera como sendo seu cativeiro.

Os Incríveis (2004)

Roberto Pêra já foi o maior herói do planeta, salvando vidas e combatendo o mal todos os dias sob o codinome Sr. Incrível. Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça. Uma série de processos seguintes faz com que o Governo tenha que desembolsar uma alta quantia para pagar as indenizações, o que faz com que a opinião pública se volte contra os super-heróis. Em reconhecimento aos serviços prestados, o Governo faz a eles uma oferta: que levem suas vidas como pessoas normais, sem demonstrar que possuem superpoderes, recebendo em troca uma pensão anual. Quinze anos depois, Roberto leva uma vida pacata ao lado de sua esposa Helen (Holly Hunter), que foi a super-heroína Mulher-Elástica, e seus três filhos. Com vontade de retomar a vida de herói, ele tem a grande chance quando surge um comunicado misterioso, que o convida para uma missão secreta em uma ilha remota.

Happy Feet - O Pinguim (2005)

Entre os pinguins imperador, você apenas é alguém se souber cantar. Isto causa grande preocupação a Mano, considerado o pior cantor do mundo. Apesar disso, ele é um grande sapateador. Norma Jean, sua mãe, gosta do sapateado, mas Memphis, seu pai, acha que "isto não é coisa de pinguim". O filme é uma graça, e marca pela execução de músicas populares na voz dos pinguins, como Somebody to Love do Queen.

Ratatouille (2007)

Remy é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau. Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.

Valente (2012)

A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos. Vencedor do Oscar de 2013.

A Fuga das Galinhas (2000)

Primeiro filme feito inteiramente com o uso de massinhas de modelar, A Fuga das Galinhas conta a estória da Sra. Tweedy, dona de um galinheiro no interior da Inglaterra, onde a maior parte das aves vive uma vida curta e monótona, limitada a produzir ovos e terminar na panela. Mas quando Rocky, um galo vindo dos Estados Unidos, surge voando por cima da cerca da Granja, as coisas começam a mudar. Rocky se apaixona por Ginger que sonha com uma vida melhor e já há algum tempo deseja fugir da granja. Juntos os dois arquitetam um plano para conseguir liberdade. No entanto, Rocky e Ginger logo se vêem correndo contra o tempo quando a Sra. Tweedy decide que é hora de mandar a granja inteira para o forno.

Um comentário:

  1. Gosto muito de animação. Excelente seleção. Concordo com todas as suas escolhas.

    http://www.cristinajaco.art.br

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir