sábado, 20 de julho de 2013

Especial Dia do Amigo: 10 amizades inesquecíveis do cinema.

"Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito", já dizia a canção. E nesse dia 20 de julho, dia internacional da amizade, é essencial lembrarmos daqueles que estão sempre do nosso lado, ajudando nas tarefas mais difíceis, e nos acompanhando nas horas boas e ruins.

No cinema já foram expostos diversos exemplos clássicos desse sentimento fraternal. Resolvi então, em comemoração à data, criar uma lista com as 10 duplas de amigos mais marcantes do cinema.



1 - Bruno e Shmuel, em O Menino do Pijama Listrado

Relações de amizades nascem até mesmo nos momentos menos propícios, como no meio de uma guerra. E a história entre Bruno e Shmuel descrita no filme O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas) é uma das mais encantadores do cinema. Bruno é filho de um oficial nazista, e acaba conhecendo o menino judeu Shmuel, correspondendo-se através de uma cerca que separa a casa da família alemã do campo de concentração. A relação doce entre os dois acaba levando a um grave desfecho.


2 - Toto e Alfredo, em Cinema Paradiso

Para uma verdadeira amizade, não há diferença de idade. Isso já foi abordado em vários filmes, mas poucas vezes de forma tão sensível e emocionante como em Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso), do cineasta Giuseppe Tornatore. Toto é um menino apaixonado pela sétima arte, que de tanto frequentar o cinema local, acaba firmando amizade com o projetista, um senhor de idade rabugento e mau humorado que acaba se deixando levar pela doçura do menino.


3 - Amir e Hassan, em O Caçador de Pipas

Um relação de amizade, quando verdadeira, não se esvai com o tempo. Em O Caçador de Pipas (The Kite Runner), temos a história de Amir e Hassan, dois garotos áfegãos que crescem juntos, mas que por motivos de diferenças acabam se separando. Após 20 anos, morando nos Estados Unidos, Amir retorna ao Afeganistão para tentar consertar o ocorrido no passado entre os dois.


4 - João Grilo e Chicó, em O Auto da Compadecida

Clássico do cinema nacional, O Auto da Compadecida mostra a relação de amizade entre João Grilo e Chicó, dois amigos que vivem na região semi-árida do nordeste e lutam diariamente pelo pão de cada dia, usando de truques para enganar os outros moradores da cidade de Taperoá.


5 - Shrek e Burro Falante, em Shrek

Há tempos que os filmes de animação passaram a trazer lições de vida nos seus enredos, e Shrek é apenas mais um dos exemplos. Trata-se da história de amizade entre o incomodativo Burro Falante e o rabugento ogro Shrek, sendo uma lição de que amizades verdadeiras podem existir apesar das diferenças gritantes entre os dois.


6 - Germain e Margueritte, em Minhas Tardes com Margueritte

De um lado um senhor simples e intelectualmente ignorante, do outro uma senhora doce e apaixonada por livros. Dessa relação de opostos nasce uma das mais belas amizades já descritas nas telas dos cinemas, entre duas pessoas de idades, ideais e formações diferentes, que se completam em tardes de sol no banco de uma praça.


7 - Frodo e Sam, em O Senhor dos Anéis

Uma das maiores produções do cinema, a trilogia O Senhor dos Anéis (Lord of the Rings) traz junto uma das maiores lições de união e companheirismo. Frodo e Sam formam uma forte amizade, enfrentando juntos aventuras inesquecíveis e perigosas, nunca deixando de lado um ao outro.


8 - Thelma e Louise, em Thelma & Louise

Cansadas da vida monótona que viviam, as amigas Thelma e Louise resolvem deixar tudo para trás e seguir de carro pelas estradas dos Estados Unidos, vivendo aventuras antes impensáveis por ambas.


9 - Ernesto Guevara e Alberto Granado, em Diários de Motocicleta

Dirigido pelo brasileiro Walter Salles, Diários de Motocicleta narra a aventura de Enestro "Che" Guevara pela América, na companhia de seu amigo inseparável Alfredo. É nessa viagem que Che, ao constatar a miséria que algumas pessoas enfrentam dia-dia, resolve pôr em prática seus ideais revolucionários que o fizeram ficar conhecido mundialmente.


10- Georges e Harry, em O Oitavo Dia

Harry é um empresário estressado, que vive apenas para o trabalho, sem família. Certo dia, vagando pelas ruas com seu carro, Harry atropela Georges, um rapaz com síndrome de down, e acaba levando-o para casa para ajudar-lo. Com o tempo, a amizade cresce de tal forma que Harry não consegue mais se desvencilhar de George.

Nenhum comentário:

Postar um comentário