domingo, 21 de julho de 2013

Os 10 melhores filmes com Robin Williams

Nascido na cidade de Chicago, Robin Williams alcançou a fama ao interpretar o alienígena Mork na série Mork & Mindy, ainda no final dos anos 70. No cinema, seu primeiro sucesso veio somente em 1987, com o filme Bom Dia, Vietnã, onde ele já mostrava sua veia humorista no papel do inesquecível locutor de rádio Adrian Cronauer. 

De lá para cá, Williams faria parte de uma enorme lista de sucessos do cinema, muitos deles verdadeiros clássicos. É impossível falar do ator sem lembrar de filmes como O Homem Bicentenário, Sociedade dos Poetas Mortos, Patch Adams, e  Uma Babá Quase PerfeitaUma de suas performances mais famosas é em Gênio Indomável, filme que lhe rendeu o único Óscar da carreira, de ator coadjuvante. 

Em sua homenagem, o Cinema Arte traz uma lista com os dez filmes mais memoráveis da sua extensa carreira. Confira:

1 - Gênio Indomável (1997)

Dirigido por Gus Van Sant, Gênio Indomável (Good Will Hunting) conta a estória de Will, um jovem rebelde que teve passagens pela polícia, e agora trabalha como servente em uma universidade de Boston. Por trás do uniforme de limpeza, ninguém imagina que está um verdadeiro gênio da matemática. O fato é descoberto após o professor Lambeau desafiar os alunos a resolverem um complicado teorema, e somente Will conseguir. Por determinação da justiça ele deve fazer terapia, mas debocha de todos os profissionais que se aproximam, até enfim se identificar com Sean, vivido por Robin Williams.


2 - Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Em Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society), Robin Williams é John Keating, um professor de poesia nada ortodoxo de uma escola rígida com regime de internato. Com sabedoria, Keating incentiva seus alunos a perseguirem seus ideais, não deixando que ninguém (principalmente a escola) dite o que cada um deve pensar e fazer. Ditado pela filosofia Carpe Diem, ("Aproveite o dia"), o filme é repleto de citações literárias, sendo uma gratificante obra sobre a linha tênue existente entre disciplina e liberdade.



3 - Tempo de Despertar (1990)

Em Tempo de Despertar (Awakenings), Robins Williams dá vida a Malcolm Sayer, um neurocirurgião que trabalha em um hospital psiquiátrico de Nova Iorque. Lá encontram-se pacientes que, aparentemente, estão catatônicos. Após estudar a doença, Sayer passa a achar que eles estão apenas adormecidos, e que uma droga usada em pacientes com Mal de Parkinson pode resolver. Como "cobaia" ele utiliza Leonard Lowe, vivido por Robert de Niro, que estava adormecido há décadas. Após um quadro de melhora estável, Leonard passa a sofrer efeitos colaterais perigosos e o tratamento passa a ser deixado de lado.


4 - O Homem Bicentenário (1999)

Ficção Científica dirigida por Chris Columbus, O Homem Bicentenário (Bicentennial Man) conta a estória de Andrew, um robô que é comprado para realizar tarefas diárias de uma família, mas que aos poucos vai apresentando traços característicos de um ser-humano, com curiosidade, inteligência, emoções e personalidade própria. Sua saga pela liberdade e pelo direito de se tornar um ser-humano mortal é o grande mote do filme que encanta pela simplicidade e pelo enredo poético.


5 - Patch Adams - O Amor é Contagioso (1998)

Baseado na história real do médico Hunter Doherty Patch Adams, o filme é uma grande lição de vida. Após tentar o suicídio e ser voluntariamente internado em um hospital psiquiátrico, Patch Adams decidi mudar de vida e descobre o dom de poder ajudar os outros usando o seu bom humor. Depois de formado em medicina, ele utiliza métodos pouco convencionais de tratamento: o uso do bom humor para fazer com que as pessoas tenham um período feliz nos seus últimos dias de vida.



6 - O Pescador de Ilusões (1991)

Jack Lucas (Jeff Bridges) é um ex-astro da rádio que vive bêbado, deprimido e com forte sentimento de culpa após um ouvinte seu, seguindo literalmente seus conselhos, ter matado várias pessoas em um bar. Depois de uma noite na rua, ele acaba fazendo amizade com Parry (Williams), um ex-professor de história medieval que se transformou num mendigo, e que vive em um mundo imaginário. O filme rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante para Robin Williams.



7 - O Som do Coração (2007)

Crescido em um orfanato e dotado de um dom musical impressionante, August Rush se apresenta nas ruas de Nova York ao lado do divertido Wizard (Robin Williams). Contando apenas com seu talento musical, August decide usá-lo para reencontrar seus pais, ambos músicos.


8 - Bom Dia, Vietnã (1986)

Em 1965, o Dj Adrian Cronauer (Williams) é recrutado para comandar o programa de rádio das forças armadas dos Estados Unidos no Vietnã. Irreverente, ele agrada os soldados, mas enfurece Steven Hauk, o segundo-tenente que sentia uma necessidade de provar sua hierarquia. Movido pela inveja, ele tenta prejudicar Cronauer, mas a popularidade dele é tão grande, que acaba sendo protegido pelos altos escalões.



9 - Uma Babá Quase Perfeita (1993)

Daniel Hillard, um homem separado, é impedido pela ex-mulher de ver os filhos. Ele tem então uma inusitada ideia: se disfarçar de babá para poder acompanhar de perto a vida dos filhos. Ele é aceito para o emprego e passa a cuidar dos filhos, usando o nome de Sra. Euphegenia.



10 - Jumanji (1995)

Jumanji é um clássico absoluto da Sessão da Tarde. Nesse filme, Robin Williams é Alan Parrish, um empresário que descobre enterrado um curioso jogo de tabuleiro. Ao jogar com uma amiga, ele descobre que o jogo é diferente de qualquer coisa antes vista, já que a cada jogada de dados acontecem situações mágicas e perigosas, com elementos reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário