quarta-feira, 24 de julho de 2013

Os 5 Melhores Filmes de Gus Van Sant

Nesse dia 24 de julho, o diretor e roteirista Gus Van Sant está completando 61 anos de idade. Nascido em Louisville, Sant iniciou a carreira nos anos 80 com filmes independentes, até alcançar a fama de vez com Garotos de Programa (My Own Private Idaho), em 1991. Abaixo, vocês conferem uma lista com os 5 melhores filmes do cineasta nesses quase 30 anos de carreira.

1 - Gênio Indomável (1997)


Gênio Indomável (Good Will Hunting) conta a história de Will (Matt Damon), um jovem rebelde que já teve passagens pela polícia, e que agora trabalha como servente em uma universidade de Boston. Depois que o professor Lambeau desafia os alunos a resolverem um teorema, Will se revela um gênio, sendo o único a conseguir resolver o complicado problema. Por determinação da justiça, ele precisa fazer terapia, mas debocha de todos os profissionais, até conhecer Sean (Robin Williams).


2 - Milk - A Voz da Igualdade (2008)

Milk - A Voz da Igualdade (Milk) mostra a vida de Harvey Milk, o primeiro político americano declaradamente gay a se candidatar para um cargo público. Após abrir sua loja de fotografia, Milk começa a reunir os homossexuais da região em busca de uma causa: a igualdade de direitos, passando a ser referência. A luta de Milk se tornou pública e recebeu tanto críticas como apoios.

3 - Elefante (2003)

Grande sucesso no Festival de Cannes de 2003, Elefante (Elephant) narra a história de dois jovens de uma escola secundária de Portland, que invadem o local munidos de um arsenal, provocando um verdadeiro massacre (o filme foi baseado no famoso Massacre de Columbine). Os diferentes ângulos impostos pelo diretor, e a forma não-linear do enredo, fazem do filme único.

4 - Garotos de Programa

Garotos de Programa (My Own Private Idaho) conta a história de Mike Waters, que junto com Scott Favor, sai em uma jornada pelo estado de Idaho em busca de sua mãe. No percurso, os dois se envolvem com a prostituição e tem vários problemas por conta disso. Mike ainda é portador de Narcolepsia, doença que provoca ataques de sono profundo quando o mesmo tem emoções fortes. O filme aborda a homossexualidade de forma direta (Gus Van Sant é publicamente homossexual).


5 - Paranoid Park (2008)


Alex, um jovem de 16 anos, decide ir sozinho a um parque que é o paraíso dos Skatistas, onde é chamado por Scratch para uma volta de trem. Os dois se penduram no trem, e quando um guarda tenta afugentá-los, eles reagem, derrubando-o nos trilhos do trem. O fato culmina na morte do oficial, e Alex passa a ser atormentado por isso, contando tudo que aconteceu a uma amiga através de uma carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário