domingo, 14 de julho de 2013

Recomendação de Filme #25

Três Homens em Conflito (Sergio Leone) - 1966

Clássico máximo do gênero western, Três Homens em Conflito (The Good, The Bad and The Ugly) de Sergio Leone ainda pode ser considerado incomparável, mesmo 40 anos após seu lançamento. Há nele todos os elementos típicos dos filmes de faroeste: o deserto, o confronto de pistolas, os bandidos e mocinhos sujos e barbados, cavalos, prostitutas, e grandes roubos. Mas o que realmente faz desse filme o mais especial desse gênero hoje já praticamente abandonado?


O filme não é fácil, já que não possui um estilo comum. Os 10 minutos iniciais não possuem nenhuma fala, e Leone gasta-os para montar o clima, apresentar seu mundo, e alguns de seus personagens sujos e fétidos. Até a história estar completamente formada, passa-se mais de uma hora de projeção. Descobrimos finalmente que há um tesouro enterrado em um cemitério, e a localização está dividida na cabeça de três sujeitos diferentes: o Bom,  o Mau e o Feio (seus nomes são irrelevantes para a trama), interpretados respectivamente por Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach.

Apesar dos nomes, não há mocinhos no filme todo. Os três roubam, trapaceiam e buscam encontrar o tesouro a qualquer custo. Os três personagens são absolutamente perfeitos para a história. Suas interpretações são também incríveis. 


Por mais que muitos críticos insistissem que o gênero não costumava ser muito forte em termos artísticos (dizendo que não passavam de um bando de machões falando palavrões e atirando uns contra os outros), este filme pode ser analisado como muito forte nessa categoria.

A maneira canastrona de Eastwood é de arrepiar. O modo desajeitado e sem educação de Eli Wallach (muitos consideram este o papel de sua carreira) como o Feio é não menos que perfeito. E Lee Van Cleef, como o Mau, consegue ser assustador em cena para os outros personagens. O filme não mede palavras e ações, e há um nível de violência acentuado até para os dias de hoje, o que o torna, de certa forma, mais realista.


A busca pelo tesouro pelos três personagens é somente um dos temas abordados pelo roteiro. É talvez a parte mais divertida. Mas a história foi encaixada no meio da Guerra Civil norte-americana (segunda metade do século XIX) de uma forma muito interessante. No meio da jornada dos personagens, estes se deparam com soldados e acabam entrando no meio da batalha, onde mais de mil extras foram utilizados nas filmagens. Obviamente não daria para esperar um grande aprofundamento no tema (o filme não é sobre a guerra), pelo contrário, os personagens "brincam" de serem soldados somente com o propósito de chegarem mais perto de sua meta final.

O tema musical, do maestro Ennio Morricone, é até hoje um dos mais lembrados da história do cinema, e serviu (e ainda serve) para dezenas de paródias, fazendo com que muitos conheçam a música sem sequer terem ouvido falar do filme. Inspirado pelo uivo dos coiotes, o tema reflete a força das imagens e dos personagens de Leone, sempre tocado em momentos-chave do filme.


Três Homens em Conflito não está livre de algumas imperfeições, é claro. Há muitos que repudiam o gênero western, não vendo nada além de um conjunto de diálogos forçados e tiroteios baratos. Porém, a construção da história é um pouco mais sofisticada que a média desse tipo de filme, não sendo muito linear e apresentando algumas pequenas reviravoltas interessantes. Por vezes, ele torna-se arrastado demais (não necessariamente a sequência inicial que não possui diálogos), e para a história configurar-se clara ao espectador demora um bocado. 

Finalmente, fora os três personagens principais, todos os coadjuvantes são deveras subdesenvolvidos. Mas, no final das contas, isso pouco importa, afinal os personagens principais preenchem o longo período do filme de maneira que não há necessidade de se ter grandes coadjuvantes. Um filme que sobrevive já há mais de uma geração e que, enquanto o cinema existir, continuará sendo lembrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário