domingo, 28 de julho de 2013

Recomendação de Filme #27

Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (Lasse Hallstrom) - 1993

Ainda na infância, antes mesmo de completar 10 anos de idade, um filme me marcou fortemente, principalmente por sua cena final. O nome deste filme descobri apenas uma década depois, ao me deparar por acaso com a inesquecível cena. Pois bem, o nome era Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (What's Eating Gilbert Grape), e é a recomendação escolhida para esse domingo.


Gilbert Grape (Johnny Depp) é um jovem que vive numa pequena cidade do interior dos Estados Unidos. Após a morte do pai, ele têm a difícil missão de cuidar do seu irmão mais novo Arnie (Leonardo DiCaprio), que possui deficiência mental, e da sua mãe, uma senhora obesa que nunca sai de dentro de casa devido seus problemas de saúde.

A família de Gilbert depende dele para tudo. Ele arruma um emprego numa mercearia e passa os dias entre o trabalho e os afazeres da vida doméstica, não suportando o cotidiano estressante. O diretor expõe com veracidade todo o tédio na vida de jovens de cidades interioranas, e o drama daqueles que recebem a tarefa de sustentar a família logo cedo.


Em um dado momento, aparece na história a jovem Becky (Juliette Lewis), que viaja junto da avó pelo país em um trailer. Ao se instalarem provisoriamente na pacata cidade, Gilbert acaba se apaixonando pela garota. A originalidade de Becky acaba encantando o jovem, que nunca havia conhecido alguém com tamanha personalidade e espírito alegre.

Esse contraste entre o rapaz quieto do interior e a menina descontraída da cidade é um prato cheio para uma relação amorosa tocante, sem ser piegas. Além do mais, ao adentrar na família de Gilbert, Becky acaba trazendo algumas mudanças significativas em seus comportamentos.


Sobre as atuações, vale a pena conferir o início da carreira de dois dos atores mais consagrados dos últimos anos, Johhny Depp e Leonardo DiCaprio. O segundo, aliás, apresenta uma das atuações mais marcantes do cinema, tendo sido inclusive indicado ao Oscar de ator coadjuvante. Não podemos esquecer ainda de Juliette Lewis, com sua presença firme e verdadeira. Por fim, Gilbert Grape é um belíssimo filme, que apesar de despretensioso, é cheio de qualidades e pode ser visto como uma lição de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário