quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O Cinema Realista de Alejandro González Iñárritu



Nascido na Cidade do México em 15 de agosto de 1963, Alejandro González Iñarritu começou sua carreira profissional como DJ na estação de rádio mexicana WFM, ao mesmo tempo em que estudava cinema e teatro na universidade. Seu primeiro contato profissional com a sétima arte foi somente entre 1988 e 1990, onde compôs a trilha sonora para seis filmes mexicanos lançados na época.


Depois de trabalhar um período na Televisa, ele resolveu criar sua própria companhia, a Zeta Filmes, estreando como diretor em 1996 com o curta-metragem El Timbre. Porém, seu primeiro longa-metragem só veio a ser filmado em 2000. Amores Brutos (Amores Perros) se tornou um sucesso mundial, ao mesmo tempo em que arrecadou inúmeras polêmicas e criticas negativas, graças a suas cenas de violência extremamente verdadeiras. Apesar de tudo, o filme foi nomeado para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de ganhar o BAFTA de melhor filme e o prêmio máximo no festival de Cannes.

Nesse seu primeiro trabalho, o diretor já mostrava o estilo próprio que seria enfim reconhecido nos seus filmes posteriores como uma marca registrada: o conjunto de várias histórias paralelas que em um dado momento do enredo se encontram.

Em 2002, Iñarritu participou da realização de um filme coletivo junto de outros diretores conhecidos, como Win Wenders e Ken Loach. 11'09"01 - 11 de Setembro (11'09"01 - September 11) falava sobre as consequências que os acontecimentos do 11 de setembro de 2001 trouxeram ao redor do mundo, e serviu para abrir as portas de Hollywood para o cineasta, que no ano seguinte lançaria seu primeiro trabalho filmado inteiramente em solo americano, o premiadíssimo 21 Gramas (21 Grams)Com um elenco de peso com Sean Penn, Benício Del Toro e Naomi Watts, o filme levou novamente o nome de Iñarritu às grandes premiações mundiais e consequentemente a um público ainda maior.

Seu próximo filme foi novamente cercado de polêmicas e premiações. Babel (Babel), que tinha no elenco Brad Pitt, Cate Blanchett e Gael García Bernal, trazia novamente uma teia de relações que se encontravam na segunda parte do filme, mostrando de forma crua e realista as relações humanas e seus valores contemporâneos. Indicado a sete oscars, o filme levou apenas um, o de melhor trilha sonora.

O último filme lançado pelo diretor em 2010 foi Biutiful(Biutiful), com Javier Bardem, que novamente trazia os sentimentos mais adversos do ser-humano, em uma colcha de retalhos universal que se encaixava no andar do enredo. Para variar, novamente Iñarritu teve um filme seu indicado ao Oscar, provando que em termos de aproveitamento o diretor é quase insuperável na atualidade.

O diretor já trabalha em seu próximo trabalho, que deverá se chamar "Birdman", sobre um ex-ator que monta um musical da Broadway para tentar voltar aos tempos gloriosos da carreira. O filme promete trazer novamente um elenco de peso, já que confirmou nomes como Edward Norton, Michael Keaton,  Naomi Watts e Emma Stone. Agora só nos resta esperar para ver o que sairá dessa vez da mente brilhante de Iñarritu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário