quinta-feira, 8 de agosto de 2013

As 7 Melhores Atuações de Dustin Hoffman

Nascido em Los Angeles no dia 8 de agosto de 1937, o ator Dustin Hoffman é um dos nomes mais conceituados de Hollywood. Dono de uma carreira premiada, possui em casa dois Óscars de melhor ator e cinco Globos de Ouro, além de outras diversas premiações ao redor do mundo.

Após uma longa carreira de sucesso no teatro, Hoffman só veio a ser conhecido no cinema no ano de 1967, com sua atuação em A Primeira Noite de um Homem (The Graduate). O sucesso abriu as portas para ele, que protagonizou ao longo da carreira uma série de clássicos, sempre com atuações marcantes. Nos últimos anos, Hoffman têm se mantido no cinema atuando principalmente em filmes de comédia e em dublagens de animação. Abaixo, você confere uma lista com as 7 melhores atuações do ator.


1 - Kramer Vs. Kramer (1979)


Dirigido por Robert Benton, Kramer vs. Kramer conta a história de um casal que se separa e briga judicialmente pela guarda do filho pequeno. Ted (Hoffman) só pensava no trabalho e quase não dava atenção a família, o que fez com que Joanna (Meryl Streep) pedisse o divórcio e saísse de casa, deixando o filho Billy junto dele. Após se estabelecer financeiramente, ela retorna e pede a custódia do garoto, o que resulta numa luta judicial complicada e de forte teor emocional.

2 - Rain Man (1988)


Charlie (Tom Cruise) é um rapaz que não dá bola para a família, e vive sozinho pensando somente no trabalho. Quando fica sabendo que seu pai faleceu, ele descobre que no testamento foi deixado uma boa quantia em dinheiro para um homem que ele nem sequer conhece. Curioso, ele vai atrás para saber quem é o sujeito, e conhece Raymond (Hoffman), um autista que vive em um hospital psiquiátrico. Charlie "sequestra" Raymond da instituição e tenta fazer com que ele abra mão do dinheiro, objeto que Raymond nem sabe direito para que serve. Na viagem, porém, a relação dos dois acaba ganhando ingredientes que mudam completamente a ideia de vida de Charlie.

3 - A Morte do Caixeiro Viajante (1985)

Esse filme é uma verdadeira relíquia, tanto que é difícil encontrá-lo para assistir. Na trama, Hoffman é Willy Loman, um caixeiro viajante já à beira de se aposentar. Através de pensamentos e lembranças do passado, descobrimos que sua maior decepção é não ter conseguido dar uma vida mais digna aos filhos, e isso passa a atormentá-lo culminando em um processo de autodestruição. A atuação do ator impressiona do início ao fim, em um papel brilhante e infelizmente pouco conhecido.

4 - Sob o Domínio do Medo (1971)


O matemático David (Hoffman) e sua esposa resolvem se mudar para uma pequena cidade do interior. Logo, ele se envolve com um grupo de valentões da região, e quando sua casa é invadida e sua mulher estuprada, ele inicia uma luta para sobreviver e se vingar dos bandidos. Atuação visceral de Hoffman, o filme vale pelo forte clima de tensão do início ao fim.

5 - Papillon

Em Papillon, adaptação do livro clássico de Henri Carrière, Hoffman dá vida a Louis Dega, um falsário que vive numa prisão isolada na Guiana Francesa. Ele se torna amigo do personagem principal, que dá nome ao filme, e buscando proteção contra outros prisioneiros, resolve ajudá-lo em suas fugas.

6 - O Quarto Poder (1997)


Em O Quarto Poder, Hoffman é Beckert, um jornalista que já foi muito respeitado, mas que no momento está em baixa, fazendo uma reportagem num museu de história. Ele vê uma grande chance de conseguir se projetar novamente na carreira quando Sam (John Travolta) é demitido do emprego de segurança do local e retorna tentando vingança contra a ex-chefe. Porém, as coisas saem do controle, e as notícias manipuladas pela mídia acabam levando a um drástico final.

7 - Perdidos na Noite (1969)


Na trama, um caubói texano (Jon Voight), bonito e inocentemente caipira, tenta ganhar a vida em Nova York prostituindo-se com mulheres. Através da amizade com um marginal (Hoffman), ele vai descobrindo a face cruel da vida e das ruas.

Um comentário: