domingo, 18 de agosto de 2013

Os 5 Melhores Filmes de Roman Polanski.

O diretor, roteirista e ator franco-polonês Roman Rajmund Polanski completa nesse domingo 80 anos de idade. Nascido em Paris no dia 18 de agosto de 1933, Polanski é dono de uma carreira brilhante, mas com uma vida pessoal conturbada e rodeada de polêmicas com a polícia.

Vencedor do Oscar de 2003 pelo filme O Pianista (The Pianist), Polanski é um dos mais conceituados diretores do cinema, mas infelizmente seu nome acabou ficando mais conhecido mundialmente por outros motivos. Em 1969, sua esposa Susan Tate, grávida de oito meses, foi brutalmente assassinada pela família Manson, comandada pelo serial killer Charles Manson. Em 1977, foi condenado por ter tido relações sexuais com uma menor, fugindo definitivamente dos Estados Unidos em direção ao seu país de origem, onde luta desde então contra o processo de extradição. Atualmente, Roman Polanski está preso na Suiça, depois de ser abordado pela polícia local quando desembarcava no aeroporto de Zurich para um festival de cinema em 2009.
Porém, deixando as polêmicas de lado, vamos ao que de fato interessa, seus filmes, que geralmente traziam personagens perturbados e com alucinações . Abaixo, uma lista com os 5 trabalhos mais marcantes da sua carreira.

1. Repulsa ao Sexo (1965)

Apesar de ser uma bela garota, a manicure Carol Ledoux (Catherine Deneuve) tem sérios problemas para se relacionar com os homens, resistindo ao assédio do namorado a cada tentativa sua de aproximação. Sozinha em casa após uma viagem da irmã, a moça entra numa paranoia aterrorizante, onde vê coelhos sem cabeça e rachaduras nas paredes, num pesadelo psicológico que inclui cenas mudas de estupro.

2. O Bebê de Rosemary (1968)

Um casal se muda para um prédio onde residem pessoas estranhas. O marido passa a fazer amizade com um casal de bruxos vizinhos, um pouco antes de ela engravidar. Após descobrirem sobre a gravidez, o casal deseja que o filho dela seja o filho do demônio. Mais um filme do diretor envolvendo alucinações e perturbações psicológicas.

3. Chinatown (1974)

Estrelado por Jack Nicholson, Chinatown conta a história J. J. Gittes, um detetive particular que recebe a visita de um mulher que acredita que seu marido possui uma amante. Ele começa a se envolver com gângsters, em uma trama cheia de reviravoltas e com um dos mais marcantes e polêmicos do cinema, trazendo a tona um terrível caso de incesto.

4. O Pianista (2004)

Grande produção de Polanski, o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial. O pianista judeu Wladyslaw Szpilman trabalha em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas começam a cair na cidade. Com o crescimento da guerra, os judeus passaram a ter seus direitos cada vez mais restringidos, e ele acaba tendo de deixar o emprego para ser encaminhado a um campo de concentração. Szpilman é o único que consegue fugir, e passa a vagar por prédios abandonados até que a guerra termine.

5. O Inquilino (1976)

Trelkovski (Polanski), um polonês que vive na França, aluga um apartamento em um antigo edifício residencial, onde seus vizinhos são quase todos velhos e reclusos, e o vêem com desprezo e suspeita. Ao descobrir que a jovem que vivia anteriormente no apartamento cometeu suicídio, ele gradativamente começa a ficar obcecado pela sua história. Sua obsessão, reunido ao clima do local, faz Trelkovski se convencer de que seus vizinhos planejam mata-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário