quinta-feira, 10 de outubro de 2013

7 filmes que se passam no espaço.

Desde que começaram a surgir os primeiros protótipos de naves espaciais, capazes de atravessar a atmosfera em busca do desconhecido e obscuro universo, as viagens pelo espaço se tornaram uma das maiores paixões do ser-humano.

No cinema, grandes produções já abordaram o assunto. Já em 1902, nos primórdios da sétima arte, o francês George Meliès gravou, com poucos recursos, aquele que viria a ser reconhecido como o primeiro filme de ficção científica da história: Viagem à Lua. Isso numa época em que o homem sonhava sair da terra mas ainda não tinha nem ideia de que isso viesse a se tornar realidade. 

Alguns como comprovação de descobertas científicas verídicas, outros como mera ficção sobre alienígenas e seres de outros planetas. Seja da forma que for, o gênero acabou se tornando um dos mais rentáveis da história do cinema e ainda gera bons frutos. Às vésperas da estreia da superprodução Gravidade (Gravity), do diretor Alfonso Cuarón, fiz uma lista com cinco importantes obras que se passam fora da órbita terrestre. Lembra de mais alguma? Comente.

1. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) - Stanley Kubrick

Apesar da complexidade do enredo, que faz com que cada espectador tenha sua própria visão da estória (ou até mesmo nenhuma), o filme é considerado até hoje um dos filmes mais incríveis e inigualáveis feitos para o cinema. O filme traça um paralelo da vida humana desde a era pré-histórica, até os avanços tecnológicos que possibilitaram o homem a viajar pelo espaço. Trata-se de um filme para poucos, mas Kubrick criou uma alegoria tão impressionante que quem o assiste não esquece jamais.

2. Star Trek (2008) - J. J. Abrams


James Kirk é um jovem rebelde inconformado com a morte de seu pai. Certo dia, recebe o convite para fazer parte da formação de uma frota estelar. Lá conhece Spock, um vulcano metade humano. Durante o treinamento, e depois na primeira missão, os dois vivem grandes experiências na famosa U.S.S. Enterprise, a mais avançada nave espacial da época.



3. Sunshine: Alerta Solar (2007) - Danny Boyle


O sol corre o risco de desaparecer, e junto com ele, toda a população do planeta terra. Para evitar isso, um grupo de astronautas é enviado ao espaço para "reacender" o sol com o uso de uma bomba atômica. Porém, no caminho, descobrem uma outra nave que teria feito a mesma missão anos atrás e que ninguém sabia do paradeiro.

4. Alien: O Oitavo Passageiro (1979) - Ridley Scott


Uma nave espacial recebe estranhos sinais vindos de um asteroide, enquanto retorna à terra. Ao investigarem, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que começa em um fato isolado, acaba se tornando um perigo iminente quando essa estranha forma de vida entra na nave espacial.


5. Lunar (2009) - Duncan Jones

Sam Bell é um astronauta que cumpre uma missão de três anos na lua, em uma base instalada pela Lunar Industries, na companhia apenas de um computador chamado GERTY. Perto de encerrar a missão, Sam começa a delirar e sofre um acidente.

6. Apollo 13: Do desastre ao Triunfo (1994) - Ron Howard

Três astronautas americanos a caminho de uma missão à lua sobrevivem a uma explosão, e precisam retornar ao planeta terra antes que termine o oxigênio na nave espacial. Porém, existe um risco muito grande da nave ficar seriamente danificada por não suportar o calor na reentrada da órbita terrestre, e os tripulantes passam a lutar pela vida.


7. Solaris (1972) - Andrei Tarkovski


O famoso psiquiatra Kris Kelvin vai a estação espacial Solaris com uma importante missão: decidir se a investigação sobre um misterioso planeta deve continuar. Ao chegar à estação, Kelvin é surpreendido por um surto de loucura na tripulação. É quando ele começa a descobrir o poder que o tal planeta tem sobre a mente humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário