sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Crítica: A Voz Adormecida (2011)


Lançado mundialmente em 2011, mas apenas esse ano no Brasil, A Voz Adormecida (La Voz Dormida) é um filme pesado e triste sobre o período pós-guerra civil espanhola, quando o ditador de extrema-direita Francisco Franco assumiu o poder e junto com o exército e a igreja católica começou uma caçada contra os comunistas no país.


Na trama, Maria León é Pepita Rodriguéz, uma jovem que viaja de Córdoba até Madri para ficar mais perto de sua irmã Hortensia (Inma Cuesta), que está presa em uma prisão feminina acusada de fazer parte de um grupo militante.

Assim como as outras prisioneiras, ela recebe pena de morte. Porém, por estar grávida, tem sua execução adiada para somente depois do parto. Nesse tempo, Pepita faz de tudo para poder ficar com a sobrinha após a morte da irmã, evitando com que a criança vá parar numa instituição de adoção.


É um filme bastante intenso. Logo nas primeiras cenas, onde um grupo de prisioneiras é levada direto para o fuzilamento sem nenhum tipo de piedade alheia, vemos que o filme não será nada fácil de digerir. A falta de humanidade por parte dos guardas e das freiras da instituição só mostra aquilo que todos já sabemos, de que durante um período conturbado como esse não brota solidariedade nem mesmo de quem teoricamente deveria vir.

O enredo, em certos momentos, parece exagerar um pouco em busca de emocionar o espectador, mas não culpo o diretor Benito Zambrano. Até porque o resultado final ficou extremamente belo. A atuação de Maria León como Pepita é tão marcante, que lhe rendeu até o Prêmio Goya (equivalente ao Óscar em território espanhol) de melhor atriz em 2012. Inma Cuesta também mostra uma atuação firme e emocionante na pele da prisioneira.


Por fim, guerras sempre são assuntos sombrios, principalmente quando são abordadas as ruínas que elas deixam após terminarem, tanto física quanto espiritualmente. E na missão de mostrar esses sentimentos, o filme é impecável.


Um comentário:

  1. Baixar o Filme - A Voz Adormecida - [La Voz Dormida] - "A Voz Adormecida" mantém viva a memória das vítimas da Guerra Civil Espanhola" - http://mcaf.ee/13ipn

    ResponderExcluir