terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Crítica: A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)


Quando foi anunciado que o ator Ben Stiller iria se aventurar como diretor, não levei fé nenhuma. Nada contra Stiller, mas seus papéis no cinema geralmente costumam ser bem fracos, e isso foi motivo suficiente pra minha desconfiança. No entanto, a surpresa foi grande quando o filme terminou.


A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty) conta a história de Walter Mitty, vivido pelo próprio Ben Stiller, que trabalha como chefe do departamento de negativos no prédio da revista Life. Depois do anúncio do fechamento da revista, ele fica encarregado de revelar a foto que vai servir de capa da última edição, escolhida pelo fotógrafo Sean O'Connell (Sean Penn).

Após receber o rolo de negativos por telegrama, Walter percebe que está faltando uma foto, justamente a escolhida de O'Connell. Decidido a encontrar, ele parte em uma aventura que o leva para diversas situações inusitadas, e em países como Groenlândia, Islândia, Afeganistão e até mesmo às montanhas do Himalaia.



Pacato e tímido, Walter Mitty é um homem que vive de sonhos. A todo momento ele fantasia alguma situação na sua cabeça, fazendo com que confunda a realidade com as criações da sua mente fértil. Dentro desses devaneios, está Cherryl (Kristen Wiig), uma colega de trabalho por quem Walter se apaixona, mas inicialmente não tem coragem de falar.

Fica explícito em dado momento que Stiller tenta incentivar, a qualquer custo, o sentimento no público de que tudo é possível. Isso acaba ficando um pouco exagerado, principalmente quando frases típicas de "auto-ajuda" surgem nos asfalto, nas paredes, ou em qualquer outro lugar onde Walter esteja passando. Mas nada que atrapalhe o resultado final.



A direção de Stiller se mostra bastante sensível, sem exagerar na carga de humor. Assim como seu personagem, bastante contido e engraçado nos momentos certos. O enredo até pode conter alguns clichês, mas é impossível não se deixar levar. O Stiller diretor se mostra bem mais competente do que o Stiller ator, isso é inegável.

O elenco traz alguns nomes conhecidos, como Sean Penn, Shirley MacLaine e Kristen Wiig, e outros nem tanto como Adam Scott, Kathryn Hahn e Patton Oswalt. O destaque fica por conta da participação de Sean Penn, que em poucos minutos, consegue transpôr para a tela com perfeição seu personagem misterioso, que vive de captar os momentos belos da vida.



Por fim, A Vida Secreta de Walter Mitty é um filme leve e divertido, sobre a persistência de ir atrás daquilo que deseja e o abandono dos sonhos em busca das suas realizações. Talvez o sentido da vida esteja aí mesmo, na tentativa de enxergar o mundo por detrás dos muros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário