domingo, 29 de dezembro de 2013

Recomendação de Filme #49

Tempo de Despertar (Penny Marshall) - 1990



Qual deve ser a sensação de alguém que acorda de um estado vegetativo, depois de anos? A sensação de ver que tudo em volta mudou? Não saber a idade que tem, se seus parentes estão vivos, ou sequer onde está? Essas são algumas das indagações que devemos fazer antes de assistir Tempo de Despertar (Awakenings), filme do diretor  Penny Marshall, baseado no livro de Oliver Sacks.


Na trama, Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista sem experiência, que acaba de ser contratado por um hospital psiquiátrico. Chegando ao local, ele se depara com vários pacientes em estado catatônico, sem nenhuma esperança de um dia voltarem a acordar. Sayer passa aa acreditar que eles estão apenas "adormecidos", e que talvez o remédio certo pudesse ajudar.
Decidido a investigar a possível cura para a doença, após várias pesquisas, ele resolve testar uma nova droga para o Mal de Parkinson nos pacientes, a L-DOPA. O diretor da instituição o autoriza, com a condição de que ele teste em apenas um paciente primeiramente. Sayer escolhe então Leonard Lowe (Robert de Niro), um homem que está em estado vegetativo desde criança.
Apesar da falta de credibilidade dos outros funcionários do local, que o criticam e o ridicularizam, Sayer nunca perde a esperança de que tudo dê certo, e no fim, realmente dá. Leonard aos poucos vai acordando e recuperando os sentidos, para alegria do médico e surpresa geral. Acreditando que o resultado também será eficaz em outros pacientes, ele resolve implementar o mesmo tratamento em todos.
No entanto, depois de um tempo, Leonard passa a ter alguns efeitos colaterais preocupantes. Sayer se vê então obrigado a pesquisar qual seria a dose ideal do remédio para que se pudesse obter a cura permanente, mas quando vê, já é tarde demais.
Sayer não é um médico como os outros. Sua relação com os pacientes vai muito além do profissional, e a amizade que ele cria com Leonard enquanto esse está acordado é realmente cativante. O resultado final do tratamento não foi como o esperado, mas Sayer ainda assim se sentiu satisfeito, por ter dado pelo menos alguns dias de vida para aqueles que não tinham sequer visto a luz do sol.
Robin Williams e Robert de Niro estão impecáveis em seus papéis. Williams guardou no bolso sua veia humorística, e faz aqui um papel dramático bastante firme, mostrando todo o seu talento. Já De Niro, conhecido por sua versatilidade e seu perfeccionismo na criação dos personagens, interpreta com maestria e veracidade o paciente, com seus tiques e seus modos de falar e agir, que ele pesquisou durante meses para tentar fazer igual. Realmente um monstro, em uma das suas melhores atuações da carreira.
Indicado a três Óscars, Tempo de Despertar é sem dúvida um dos melhores dramas já feitos sobre enfermidades. Um bom roteiro, sem cenas desnecessárias e longas, onde tudo corre e você nem vê o tempo passar. Um filme interessantíssimo, baseado em uma história real, e que mexe até com os corações mais duros e impenetráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário