sábado, 4 de janeiro de 2014

Crítica: Good Ol' Freda (2013)


Por trás de toda história de sucesso há sempre alguém que fica longe dos holofotes, mas que é tão importante quanto os que brilham. Freda Kelly, a mulher que trabalhou durante onze anos como secretária do fã-clube oficial dos Beatles, pode ser um ótimo exemplo disso. Quarenta anos depois, ela finalmente abre o jogo, e conta com detalhes coisas até então inéditas sobre os quatro rapazes de Liverpool.



Contando com o apoio dos dois Beatles ainda vivos, Paul McCartney e Ringo Starr, o documentário Good Ol' Freda (no brasil seria algo como "Boa e Velha Freda"), mostra com primor todos os momentos marcantes que a jovem viveu junto ao grupo, do início até o final dessa relação, que acabou sendo muito além do profissional.

Ela se tornou fã e amiga dos integrantes ainda no The Cavern (o bar de onde eles surgiram), depois de ir pela primeira vez no local com uns colegas do trabalho. Logo de cara, ficou apaixonada por aqueles quatro rapazes que, segundo ela, faziam um som diferente de tudo que se tinha ouvido até então. Mal sabia ela que aquele seria o primeiro de mais de 190 shows da banda que ela assistiria.



Em forma de entrevista direta com a própria Freda, o longa aborda primeiramente o momento em que ela os conheceu, mostrando a personalidade única de cada um deles. John era bastante amigável, mas mudava de humor como quem mudava de camiseta. Paul era o brincalhão da turma, e fazia todos rirem a todo momento. George por sua vez era o mais quieto e centrado, mas com quem ela tinha as melhores conversas. Na época, Ringo Starr ainda não era o baterista da banda, mas quando entrou, logo se tornou um grande amigo seu também.

O filme chama a atenção por trazer fotos exclusivas e inéditas, além de uma gama de histórias que só quem trabalhou tão próxima do grupo poderia contar. Com sua história confundida com a dos Beatles, Freda vai revisitando alguns lugares marcantes dessa parceria, contando um pouco do que cada lugar a traz de lembranças.



Quando o grupo partiu em turnê para os EUA, foi ela quem serviu como elo de ligação entre os membros da banda e seus familiares, já que ela não pode viajar junto. Isso que fez com que ela ficasse ainda mais íntima de todos, e em um pedaço do documentário, ela comenta algumas particularidades de cada uma das famílias.

Outra função importante que Freda tinha, era a de responder as cartas das fãs, que as vezes chegavam a mais de 800 em uma só remessa. Ela ainda foi responsável pela tiragem da revista dos beatles, que mensalmente contava tudo o que a banda fazia, dentro e fora dos palcos. Numa época onde não existia internet, isso serviu como informativo para os fãs que na época queriam saber tudo o que seus "queridinhos" faziam.


Por tudo isso, fica evidente que Freda teve um papel importantíssimo na história da banda. No entanto, ela nunca fez questão de aparecer, e mesmo depois de todos esses anos, muita gente que a conhece nem sabia desse seu passado.

Para finalizar da melhor forma, no meio dos créditos finais aparece Ringo Starr, já na atualidade, agradecendo Freda por tudo que ela fez pela banda. A declaração é bastante singela, e é emocionante ver o carinho que eles ainda tem com ela mesmo depois de tanto tempo. Com certeza muita gente gostaria de ter estado em seu lugar, mas somente ela conseguiu. E mereceu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário