domingo, 27 de abril de 2014

Recomendação de Filme #53

O Vento Será Tua Herança (Stanley Kramer) - 1960

O Vento Será Tua Herança (Inherit the Wind) retrata um acontecimento real ocorrido em 1925 em uma cidade do Tennesse, onde um professor de biologia foi preso por ensinar aos seus alunos a Teoria Evolucionista de Charles Darwin, o que era proibido na época por ir contra as Sagradas Escrituras. O julgamento do caso acabou ficando conhecido mundialmente como "O Julgamento do Macaco de Scopes".


Boa parte da trama se passa dentro do tribunal, e as poucas cenas externas são as que mostram os protestos da população, em apoio ao promotor e contra o professor. Hillsboro (nome fictício da cidade, já que o nome original é Dayton) é uma cidade dominada pela religião, onde os moradores fanáticos são quase unanimidade e renegam qualquer opinião que vá contra a teoria "Criacionista".

O caso chamou a atenção de todo o país, não somente por causa da discussão, mas também pela participação de dois dos maiores advogados da época: do lado da acusação, o pastor Matthew Harrison Brady, candidato a presidência dos Estados Unidos e um dos teólogos mais influentes da geração; do lado a defesa, Henry Drummond, um forte militante dos Direitos Civis, conhecido por ganhar todos os seus casos.


Como era de se esperar, o ponto forte do filme são os diálogos, os discursos, e a forma argumentativa dos personagens. O principal argumento da acusação foi baseado no que diz a bíblia, e na ignorância de um fanatismo que visava ser intolerante com qualquer outro tipo de crença. A defesa, por sua vez, não queria defender a veracidade da teoria de Darwin (até porque o advogado também era cristão), mas sim, o direito de cada um escolher no que quer acreditar e ter liberdade de expressar suas opiniões.

Um dos pontos mais interessantes do debate ocorre quando o tribunal decide proibir o testemunho de cientistas, que poderiam comprovar se a teoria faz sentido ou não, mas permitem o uso da Bíblia pelo pastor. Ao questionar o porquê de um "perito em ciência" ser impedido de falar e um "perito na bíblia" ser aceito, o advogado da defesa chega a ser ameaçado de prisão por desacato, o que deixa os ânimos ainda mais exaltados.



A medida tomada pela defesa, como alternativa, é levar o promotor ao banco das testemunhas. Proibido de usar dados científicos, o advogado resolve usar a própria bíblia para questionar as verdades tidas como absolutas, e após algum tempo, o promotor acaba caindo em diversas contradições. Depois de um processo desgastante e interminável, no quarto dia o veredicto dos jurados acaba sendo unânime, decidindo pela culpa do professor, que é liberado da prisão mas é obrigado a pagar uma multa de cem dólares.

O final traz algumas cenas alegóricas, que só aumentam ainda mais o brilho da obra. A mais marcante para mim foi na hora em que o advogado de defesa foi arrumar suas coisas para ir embora e segurou debaixo do braço dois livros, a Bíblia e A Origem das Espécies de Darwin, numa demonstração de que é possível conviver com essas duas culturas ao mesmo tempo, com tolerância e respeito.


As atuações chamam a atenção, sobretudo de Spencer Tracy e de Fredric March. Ambos dão um verdadeiro espetáculo na pele do advogado de defesa e do promotor, respectivamente. O enredo é excelente, e tem como missão nos fazer pensar o quanto uma religião pode ser nociva para uma população quando usada de forma abusiva, e o quanto ela tira a liberdade de pensar das pessoas que seguem suas ideologias. Por fim, O Vento Será Tua Herança é um filme obrigatório na vida de qualquer cinéfilo, e merece ser visto e revisto incontáveis vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário