quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Crítica: Chef (2014)


Conhecido principalmente por ter dirigido as duas primeiras sequências do sucesso de bilheterias O Homem de Ferro, o ator e diretor Jon Favreau está de volta às telas, dessa vez com um filme bastante pessoal que celebra a paixão pela culinária e o valor da amizade e do amor em família.


No longa, o próprio diretor é quem interpreta Carl, um renomado chef que comanda a cozinha de um importante restaurante de Los Angeles ao lado de seus amigos Martin e Tony, que no dia-dia aprendem com ele várias dicas de receitas. Buscando inovar, ele acaba sempre sendo reprimido pelo dono do local, Riva (Dustin Hoffman), que exige que ele siga o menu clássico.

Certa noite, um famoso crítico de culinária vai visitar o restaurante para avaliar o trabalho do cozinheiro, e no outro dia, quando a crítica é lançada, acaba não sendo bem o que Carl esperava. Extremamente negativa, a crítica de Ramsey Michael (Oliver Platt) acaba afetando a cabeça de Carl, que descontrolado, xinga o desafeto publicamente na internet causando furor nas redes sociais, sobretudo no twitter.


A repercussão do caso aumenta ainda mais quando ele pede demissão do emprego e um vídeo seu brigando com Ramsey cai na internet. Desempregado e mal quisto por todos os demais restaurantes da cidade, ele recebe a proposta da ex-mulher Inez (Sofia Vergara) de ir para Miami, onde consegue um trailer e passa a vender lanches rápidos na rua.

A partir de então, começa uma nova etapa na vida de Carl, onde ele reencontra a felicidade profissional e pessoal. Até então pouco atencioso com o filho, ele acaba se aproximando do menino, que o ajuda diretamente na nova empreitada. Trabalhando em família, o trailer faz um enorme sucesso. Longe de qualquer clichê, o filme encanta pela simplicidade, e pela mensagem implícita que passa. Carl poderia buscar vingança, poderia se fechar em casa, mas resolveu dar a volta por cima e começar tudo do zero, sem nunca deixar o sonho de ganhar a vida com seus talentos.


O enredo é bem construído, com destaque para as cenas de preparação das comidas, mostradas com primor de detalhes. Fraveau também parece ter escolhido a dedo seus atores, contando com participações especiais de nomes famosos como Dustin Hoffmann, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, John Leguizamo e Sofia Vergara. Por fim, Chef é um filme para ser literalmente apreciado. Com um clima bem família, vai agradar públicos de todas as idades, além de deixar o espectador com água na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário