sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Crítica: Uma Vida Comum (2014)


Do cineasta italiano Uberto Pasolini, filho do excelentíssimo Luchino Visconti, Uma Vida Comum (Still Life) é um filme sombrio e duro sobre o fim da vida, mas que apesar da aura pesada consegue misturar muito bem o drama com um humor negro bastante peculiar.


Na trama, John May (Eddie Marsan) é um correto e metódico empregado que tem a missão de localizar os familiares de pessoas que morreram sozinhas. Como grande parte dos contatados não se mostram afim de ir até a cidade enterrar seus parentes, ele acaba ficando encarregado de todo o processo, desde a compra do caixão até a cerimônia religiosa.

Apaixonado pelo que faz, ele não se contenta em apenas despachar os corpos, como fazem a maioria de sua profissão. Pelo contrário, ele se dedica com muito carinho a cada um deles, mantendo inclusive um álbum com fotos de todos. Assim como seus "clientes", John também é um ser solitário, talvez até mais do que a maioria deles. Levando uma vida comum, seu único contato é com os colegas de trabalho e por isso mesmo ele se dedica com amor à única coisa que lhe faz bem.


Após 22 anos trabalhando nessa mesma empresa, ele acaba sendo demitido por causa de um corte de gastos imposto pela nova diretoria que assume o lugar. Antes de ir embora, porém, ele tem a oportunidade de terminar um último trabalho, de seu vizinho Billy Stoke. Por ser sua última chance de fazer aquilo que gosta, ele acaba se jogando de cabeça no caso.

O final é belíssimo, e de uma ironia que dói. Independente da crença que o espectador tenha, é impossível não se emocionar com as duas últimas tomadas. A atuação de Marsan é muito precisa, e sem falar muito, grande parte das emoções do personagem estão descritas nas suas expressões. Uma atuação suave e intensa, que faz toda a diferença no resultado final.



Por fim, Uma Vida Comum tenta mostrar aquele medo que todo ser humano tem de morrer sem ser lembrado, ou pior do que isso, de morrer sozinho. É uma grata surpresa do cinema europeu, e um dos filmes mais interessantes do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário