quinta-feira, 11 de junho de 2015

Crítica: Corações Famintos (2014)


O americano Jude (Adam Driver) e a italiana Mina (Alba Rohrwacher) se conhecem por acaso em uma situação constrangedora: ambos ficam trancados dentro de um banheiro em um restaurante chinês de Nova Iorque. Esse início tragicômico porém engana o espectador, já que dá uma falsa impressão de que o filme será descontraído dessa forma, quando na verdade é absolutamente o contrário. 



Logo após o encontro inesperado, Jude e Mina iniciam um romance, e não demora para que eles se casem e tenham um bebê. Daí para frente o clima pesado toma conta da trama, e ela se torna bem diferente do que primeiramente insinua. O que parecia apenas mais uma comédia romântica se torna um longa de intenso drama psicológico, com situações que põe em risco não só a relação do casal como também a vida da criança. 

Desde a gestação que Mina acredita que seu filho será um menino especial, e quando ele nasce, por consequência ela acaba exagerando na superproteção, não deixando que lhe toquem, evitando que ele passeie na rua e até mesmo que ele coma alimentos de origem animal, já que ela é radicalmente vegana e considera isso um veneno.



Preocupado com a saúde da criança Jude procura escondido um médico, que informa a ele o crescimento abaixo da média do menino e indica uma mudança drástica na sua alimentação. A paranoia de Mina atinge um nível tão grande que ela se nega veemente a acreditar na palavra do médico, dizendo que só ela e mais ninguém sabe o que é melhor para a criança. E quando a mãe de Jude (Roberta Maxwell) entra na briga para salvar a vida do neto, a tragédia se torna iminente.

As atuações são realmente impressionantes, tanto que ambos ganharam os prêmios principais de ator e atriz no Festival de Veneza de 2014. Ao mesmo tempo que você sente raiva de Mina, é impossível não sentir pena, e Alba Rohrwacher nos faz ter esse misto de sentimentos muitas vezes apenas pelo olhar.



Assim como as atuações, o roteiro do filme também é impecável, com bastante atenção nos detalhes. Sem estreia prevista ainda no Brasil, Corações Famintos já é um dos filmes mais interessantes do último ano, e com certeza merece ser visto, mesmo que não seja fácil de digerir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário