segunda-feira, 1 de junho de 2015

Crítica: A Incrível História de Adaline (2015)


O novo filme do novato diretor Lee Toland Krieger, A Incrível História de Adaline (The Age of Adaline) é um verdadeiro conto de fadas moderno, e mistura romance e magia ao contar a história de uma mulher que, por um acontecimento sobrenatural, simplesmente pára de envelhecer e mantém a mesma idade e aparência por décadas.



Adaline (Black Lively) nasceu em 1908 e levava uma vida normal até sofrer um acidente de carro perto de seus 30 anos. Graças a um acontecimento mágico ela sobrevive e passa a não envelhecer nunca mais. Passam-se os anos e Adaline continua com a mesma aparência, enquanto vê as pessoas ao redor envelhecendo e consequentemente morrendo.

A "eterna juventude", sonhada por muitas pessoas na vida real, acaba sendo mostrada como algo verdadeiramente ruim, principalmente quando Adaline precisa abdicar de relacionamentos amorosos duradouros, ou até mesmo de amizades, para esconder o segredo. Além disso, precisa ainda trocar seguidamente de identidade para evitar problemas com as autoridades.



O filme brinca ao tentar mostrar uma teoria científica por trás da situação de Adaline, que conforme diz o narrador da história, só seria descoberta em 2035. O enredo tenta fugir do convencional, mas apesar da originalidade da história, acaba se rendendo ao clichê em alguns momentos importantes, sobretudo no final, que se deixa levar ao mesmo caminho das comédias românticas sem sal.

Apesar dos pontos negativos serem evidentes, a atuação de Black Lively é algo que realmente chama a atenção. Convincente, ela consegue transpôr com eficiência os sentimentos de Adaline perante sua situação e segura bem o filme até o fim. Quem também rouba a cena é Harrison Ford, mesmo em um papel secundário e que só aparece nos minutos finais.



Por fim, com um roteiro precário mas uma belíssima direção de arte, A Incrível História de Adaline é um filme interessante que, mesmo previsível, acaba sendo uma boa pedida aos que gostam de um bom romance.


Nenhum comentário:

Postar um comentário