sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Os 5 melhores filmes de David Fincher

Nascido em Denver no ano de 1962, David Fincher é hoje um dos mais consagrados diretores de Hollywood, mesmo diante de um número relativamente pequeno de obras. Fincher já demonstrava sua aptidão para o mundo do cinema desde pequeno quando, aos oito anos de idade, brincava de fazer filmes caseiros com a câmera dos pais. Mas foi aos 18 que começou a trabalhar definitivamente no ramo, onde teve a honra de fazer parte das gravações de Stars Wars e Indiana Jones.


Sua estreia na direção de longas metragens foi com Alien 3, lançado em 1992. O filme, porém, foi um verdadeiro fracasso de crítica e bilheteria, e quase fez o diretor desistir de tudo. A volta por cima viria 3 anos depois com Seven - Sete Crimes Capitais, filme que deu a Fincher a aclamação que ele precisava para se manter firme na carreira e logo depois lançar Vidas em Jogo, com Michael Douglas. O maior sucesso da carreira de Fincher, no entanto, seria lançado em 1999. O violento, polêmico e visceral Clube da Luta não somente foi ovacionado pela crítica especializada na época como é hoje considerado um clássico, tendo uma legião de fãs que cresce cada dia mais.

Em 2002, Fincher lançou O Quarto do Pânico, um suspense de tirar o fôlego que também foi muito bem aceito pela crítica. Cinco anos depois foi lançado Zodíaco, outro thriller policial no mesmo nível de Seven, que contava a história real de um assassino em série que matou dezenas de pessoas em São Francisco entre os anos 1960 e 1970. Deixando de lado o suspense policial e partindo para o drama, Fincher filmou aquele que é um dos filmes mais queridos dos últimos anos: O Curioso Caso de Benjamin Buttonbaseado no conto de F. Scott Fitzgerald. O resultado final é belíssimo, e foi o primeiro trabalho do diretor a chamar a atenção do Óscar, onde teve 13 indicações e levou para casa três prêmios, todos em categorias técnicas. A Rede Social, que contava a história por trás da criação do Facebook, foi seu próximo filme de sucesso e também levou três Óscars para casa, incluindo melhor roteiro original. O grande feito do filme no entanto foi ter conquistado os Globos de Ouro de melhor filme de drama e melhor diretor naquele mesmo ano.

Nesta segunda década do século 21, Fincher lançou apenas dois filmes até o momento. O primeiro foi Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, adaptação americana do filme sueco de mesmo nome, que por sua vez é também uma adaptação da saga literária de sucesso escrita por Stieg Larsson. O segundo foi Garota Exemplar, suspense de qualidade que lotou as salas de cinema no ano passado, mas que foi ignorado por boa parte das premiações. No momento, Fincher se mantém afastado do cinema e trabalha como produtor executivo e diretor da série de televisão House of Cards, com Kevin Spacey. Em sua homenagem, resolvi fazer uma lista dos seus cinco melhores filmes. Confira.


1. O Curioso Caso de Benjamin Button (2009)

Poucos filmes conseguiram mexer tanto com meu imaginário quanto este. O Curioso Caso de Benjamin Button é um dos mais belos filmes já feitos na história do cinema, e não digo isso da boca para fora. Estrelado por Brad Pitt e Cate Blanchett, o longa se baseia num conto lançado pelo escritor F. Scott Fitzgerald em 1921, e conta a história de Benjamin Button (Pitt), um homem que misteriosamente nasceu velho e vai rejuvenescendo com o passar dos anos. O filme é tecnicamente impecável, e todas as cenas são recheadas de poesia.

2. Clube da Luta (1999)

A primeira regra do Clube da Luta é não falar sobre o Clube da Luta, mas eu preciso quebrá-la para colocar o filme nesta lista. O enredo acompanha a história de um executivo (Edward Norton) que se vê insatisfeito com a vida e passa a frequentar grupos de auto-ajuda. Nesse lugar ele conhece Tyler (Brad Pitt), que o leva a um grupo secreto onde os membros usam violentos combates corporais para extravasar suas angústias e tensões. O filme causou polêmica na época do seu lançamento graças às suas cenas de extrema violência, mas isso não impediu seu sucesso absoluto.

3. Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Outra parceria de sucesso de Fincher com Brad Pitt, Seven conta a história de dois policiais que são encarregados de uma perigosa investigação a cerca de um assassino em série que realiza seus assassinatos na ordem dos sete pecados capitais. É sem dúvida um dos suspenses policiais mais originais de todos os tempos, e seu trabalho técnico minucioso rendeu uma indicação ao Óscar de melhor edição.

4. O Quarto do Pânico

Lembro de ter assistido esse filme inúmeras vezes na adolescência, antes mesmo de saber quem era David Fincher, e ele sempre me deixava aflito como nenhum outro. Instigante ao máximo, o filme conta a história de uma mulher que vai morar com sua filha em uma nova casa, e logo vê ela sendo invadida por três homens estranhos que estão à procura de algo. As duas se escondem em um quarto extremamente blindado, construído na casa para situações emergências, mas não sabem que o que os homens procuram está justamente lá dentro com elas.

5. Garota Exemplar

O último filme lançado pelo diretor chamou a atenção no ano passado por trazer o gênero de suspense novamente à tona e com qualidade. Estrelado por Ben Affleck, o filme é uma adaptação do livro homônimo escrito por Gilliam Flynn, e narra a história de Nick (Affleck), um homem que descobre o sumiço de sua esposa bem no dia de seu quinto aniversário de casamento. A mídia manipula para que Nick seja considerado o principal suspeito do desaparecimento, e enquanto ele tenta provar sua inocência, suas características "sociopatas" vão piorando ainda mais sua situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário