quinta-feira, 15 de outubro de 2015

15 Professores marcantes do cinema

Mais do ensinar as matérias curriculares, o papel do educador é de extrema importância na construção do futuro de cada um, seja no ensino fundamental, médio ou superior. As dificuldades são grandes, desde a desvalorização da profissão ao desrespeito dos alunos, e por isso mesmo podemos chamar nossos mestres de verdadeiros guerreiros. Em homenagem ao dia deles, confira essa lista com quinze professores marcantes do cinema.

John Keating (Robin Williams), de Sociedade dos Poetas Mortos (1990)

John Keating é ex-aluno da tradicional Welton Academy, e retorna ao local dessa vez como professor de literatura. Porém, seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si próprios começa a ir contra os métodos da direção, rígida e ortodoxa. Nesse ínterim, os jovens descobrem uma antiga sociedade de poesia criada por Keating, na época em que ele ainda era estudante da instituição.

William Hundert (Kevin Kline), de O Clube do Imperador (2002)

William Hundert é professor na St. Benedict's, uma escola preparatória conceituada que só recebe alunos da alta classe da sociedade. Ele se esforça para dar lições de moral aos seus alunos, quase todos mimados e sem educação, até que Sedgewich Bell, filho de um influente senador, entra para sua classe e muda a rotina dos estudos.

Glenn Holland, de Mr. Holland - Adorável Professor (1995)

O músico Glenn Holland começa a lecionar para ganhar dinheiro e assim poder se dedicar a compôr uma sinfonia. No início ele tem uma grande dificuldade para fazer seus alunos se interessarem por música, mas aos poucos ele vai se envolvendo com eles de uma forma especial, desistindo inclusive do seu sonho inicial para se dedicar exclusivamente aos alunos.

Rainer Wenger (Jürgen Vogel), de A Onda (2008)

Rainer Wenger é escolhido para ministrar aulas de autocracia a uma turma do colegial. Ao tentar fazer com que os alunos aprendam a matéria na prática, ele cria um grupo na sala de aula denominado A Onda, que ganha uniforme, símbolo e cumprimento próprios. Porém, as coisas acabam saindo do controle quando os alunos levam a brincadeira a sério demais.

Erin Gruwell (Hilary Swank), de Escritores da Liberdade (2007)

Erin Gruwell tem o maior desafio da sua vida quando tem que assumir uma turma de alunos desordeiros em uma escola periférica, cuja direção nunca se preocupou com o avanço dos seus alunos. A relação começa conturbada mas aos poucos ela vai conquistando a confiança dos adolescentes, trazendo a eles uma nova visão de vida, principalmente em relação às suas próprias capacidades.

Katherine Watson (Julia Roberts), de O Sorriso de Monalisa (2003)

Ambientado nos anos 1950, o filme mostra a jovem professora Katherine Watson, que acabou de se formar e assume o posto de professora numa escola de alto nível da Califórnia, onde só estudam meninas. O problema é que a escola é extremamente conservadora e contrasta duramente com a personalidade liberal de Katherine, que mesmo com dificuldades, passa a ensinar às suas alunas a importância de pensar por si mesmas.

Joe Clark (Morgan Freeman), de Meu Mestre, Minha Vida (1989)

O professor Joe Clark foi convidado por um amigo para assumir o cargo de diretor em uma problemática escola de Nova Jersey. Autoritário e arrogante, seus métodos são pouco ortodoxos e acabam criando tanto admiradores como inimigos, mesmo tendo conseguido mudar a realidade de alunos que antes eram envolvidos com o tráfico de drogas e a violência.

Melvin Tolson (Denzel Washington), de O Grande Desafio (2007)

Melvin Tolson é um brilhante professor da Wiley College, no Texas. Em um dado momento, ele decide apostar em um grupo de alunos debatedores para disputarem um campeonato de universidades. Seu maior objetivo é enfrentar a tradicional Harvard em frente a uma enorme platéia, e busca conseguir o máximo de seus alunos para realizá-lo.

Mark Thackeray (Sidney Poitier), de Ao Mestre com Carinho (1967)

Mark Thackeray é engenheiro, e após ficar desempregado resolve dar aulas em Londres, em uma escola operária majoritariamente composta de alunos brancos. Ele enfrenta dificuldades principalmente por conta dos alunos desordeiros e indisciplinados, mas aos poucos vai conseguindo mudar a mentalidade de cada um.

Dewey Finn (Jack Black), de Escola de Rock (2003)

Dewey Finn é o menos capacitado de todos da lista, mas isso não o torna um mal professor. Músico desempregado, ele aceita o desafio de dar aulas como substituto em uma escola particular e de normas rígidas. Aos poucos, ele se torna um exemplo entre seus alunos, que resolvem criar uma banda de rock para participar de um concurso de bandas.

Bachir Lazhar (Mohamed Fellag), de O Que Traz Boas Novas (2011)

Após a morte trágica da professora de uma escola primária, o imigrante argelino Bachir Lazhar é escolhido pela diretora para substituí-la. Aos poucos, o novo professor vai ajudando as crianças a superar o trauma, mas o risco de ser deportado do país pode pôr tudo a perder.

Brand Cohen (James Wolk), de Primeiro da Classe (2008)

O drama narra a história real do professor Brand Cohen, que sofre com a Síndrome de Tourette desde os seis anos de idade. Justamente por conta da doença, ele acabou sendo rejeitado em inúmeras instituições até finalmente conseguir emprego em uma escola que o aceitou do jeito que ele era. O contato com as crianças fez ele melhorar sua condição, onde passou a se sentir aceito na sociedade pela primeira vez na vida.

Clément Mathieu (Gérard Jugnot), de A Voz do Coração (2004)

Clément Mathieu foi um professor de música na década de 1940, que comandou um coral de alunos em um internato para alunos indisciplinados. As leis do lugar são extremamente rígidas, e o diretor castiga os alunos sem piedade. Nessa realidade difícil, o professor usa a música para dar uma nova esperança às crianças, que em sua grande maioria tiveram uma infância difícil por causa da Segunda Guerra.

Nikumbh (Aamir Khan), de Como Estrelas na Terra (2007)

A trama centraliza na relação entre o garoto Ishaan e seu professor Nikumbh. Ishaan é  um garoto de nove anos, tímido e que não possui amigos. Ao reprovar novamente na escola, os pais decidem colocá-lo em um internato para que seja disciplinado. É lá que ele conhece o professor Nikumbh, que diagnostica a dislexia no garoto e passa a ensiná-lo de forma que ele entenda e compreenda o mundo com outros olhos.

François Marin (François Bégaudeau), de Entre os Muros da Escola (2008)

Apesar da falta de interesse e principalmente da falta de educação dos alunos, um professor de língua francesa em uma escola periférica de Paris procura, da sua maneira, estimulá-los aos estudos e mostrar que, apesar de virem de uma realidade difícil, todos podem ter uma chance na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário