quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Crítica: Aliança do Crime (2015)


Em Aliança do Crime (Black Mass), o diretor Scott Cooper (Coração Louco / Tudo Por Justiça) nos conta um pouco mais da história de James "Whitey" Bulger, um dos maiores criminosos da história de Boston, que se tornou um dos homens mais procurados pelo FBI nos anos 80.



Whitey (Johnny Depp) era um homem extremamente frio, que não pensava duas vezes na hora de matar com suas próprias mãos quem fosse preciso, principalmente quem o traísse. Foi assim que ele alcançou a posição de líder da Winter Hill Gang, uma organização criminosa que controlava, entre outras coisas, o tráfico de drogas da parte sul de Boston na década de 1970.

A criminalidade sujou as ruas da cidade de sangue quando o grupo de Whitey entrou em guerra com a máfia italiana, que comandava a parte norte da cidade. É a partir desse momento que entra em cena a figura de John Connolly (Joel Edgerton), que cresceu junto com Whitey e seu irmão Billy (Benedict Cumberbatch) e agora é um respeitado agente do FBI.


Connolly propõe um acordo com Whitey: deixá-lo livre de qualquer investigação se, em troca, ele ajudar o FBI a capturar os membros da máfia rival. Formada a aliança, o criminoso recebe carta branca para continuar com sua rotina, mas o jogo logo muda quando entra um novo promotor na cidade, que quer vê-lo na prisão a todo custo.

A história e as principais ações de Whitey são narradas por membros de sua organização que foram presos e o primeiro deles é Kevin Weeks (Jesse Plemons), que abre o filme contando em seu interrogatório tudo que presenciou enquanto fazia parte do grupo. O enredo é muito bem construído, assim como a ambientação da época. No entanto o ponto alto do filme é mesmo o elenco, sobretudo Johnny Depp que aparece quase irreconhecível e tem a sua melhor atuação em anos.



Por fim, Aliança do Crime tem todos os ingredientes de um bom filme de crime, e a mão firme de Cooper na direção não deixa o filme cair no marasmo e nem no clichê. Um trabalho que tem boas chances de ser lembrado pela Academia no próximo Óscar, principalmente na categoria de melhor ator, mesmo que Depp já tenha declarado abertamente que nunca quer fazer parte da festa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário