quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Crítica: Os 33 (2015)


No primeiro minuto de Os 33 (The 33), novo filme da diretora mexicana Patricia Riggen, somos apresentado a um dado trágico: todos os anos cerca de 12 mil mineiros morrem ao redor do mundo durante o trabalho. Muito pouco se houve falar desse tipo de acidente, mas em 2010 o mundo parou para acompanhar a história dos 33 mineiros que ficaram 69 dias debaixo da terra após um violento desmoronamento na mina de San José, no Chile.


A trama acompanha essa história de superação e sobrevivência sob diversos olhos: o dos mineiros, o dos seus familiares e do governo chileno. O enredo começa mostrando a festa de aposentadoria de um deles, que está a quatro décadas trabalhando na região. No outro dia segue-se a rotina normal, onde todos se encontram em meio ao deserto do Atacama para continuar a exploração da gigantesca mina de ouro.

O chefe de segurança logo percebe que algo está errado mas o diretor da mina, cego pela ganância, não lhe dá ouvidos e manda seguir com os trabalhos. No mesmo dia ocorre a tragédia já anunciada: um grave desmoronamento fechou a única entrada/saída do lugar e fez com que os mineiros ficassem presos no refúgio de segurança, a 700 metros do solo.


A cena do desabamento é muito bem feita, diga-se de passagem, e passa com veracidade todo o sentimento de pavor dos trabalhadores. A mineradora não planeja fazer nada para salvá-los pois o custo seria muito grande e faltam recursos, mas devido a forte pressão dos outros países, e preocupado com sua imagem, o governo chileno entra na jogada e coloca tudo a disposição do resgate.

São montados alojamentos para os familiares enquanto mais de 10 perfuratrizes fazem o trabalho à toda velocidade. Lá embaixo os mineiros tem mantimentos para apenas 8 dias, e por isso o resgate vira uma corrida contra o tempo. O plano é primeiro conseguir contato para entregar comida e bebida, para depois tentar o resgate de todos com segurança, mas as coisas se complicam durante a operação.

No comando da ação está Laurence Golborne (Rodrigo Santoro), o Ministro de Minas do presidente Piñera (Bob Gunton). Tocado pelo sofrimento, principalmente dos familiares, Laurence faz de tudo para encontrar uma alternativa, e quando consegue, faz de tudo colocá-la em prática.


O enredo por si só não compromete o andamento do filme, mas ao optar pela língua inglesa, a diretora tirou completamente a autenticidade da história. Mesmo sendo um filme americano, é inadmissível que ele se passe inteiramente no Chile e todos, absolutamente todos os personagens (inclusive os figurantes), falem inglês. Chega a ser cômico quando o presidente arrisca algumas palavras em espanhol durante um discurso para a população.

O ponto positivo são as atuações de Antonio Banderas e Rodrigo Santoro. Outro nome conhecido é o de Juliette Binoche, mas sua personagem é tão deslocada e mal aproveitada que sua atuação acaba sendo comprometida. A trilha sonora do competente James Horner, falecido no meio do ano, ajuda a dar o clima claustrofóbico ao filme, e trabalha bem com todo o resto.


Com defeitos grotescos, Os 33 só não foi um desastre maior por causa da história que era ali contada. O fato real é realmente emocionante, e só isso já serve para segurar a atenção do espectador até o fim. O final ainda abre os olhos para o mundo sobre a situação dos verdadeiros mineiros da história, que não receberam nenhuma indenização pelo ocorrido e hoje vivem abandonados pelas autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário