quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Star Wars - O Despertar da Força (2015)


Na longa história do cinema, poucos filmes foram tão aguardados quanto Star Wars - O Despertar da Força (Star Wars - The Force Awakens). Foi realmente incrível assistir toda a preparação, toda a angústia dos fãs e principalmente todo o mistério que envolvia o enredo e os novos personagens da história, que se passa 30 anos após os fatos ocorridos em O Retorno do Jedi. Pois o dia chegou, e a alegria foi ainda maior ao sair do cinema com todas as expectativas superadas.



Das cinzas do antigo Império surgiu a Primeira Ordem, para atentar novamente contra a segurança e a paz na galáxia. A esperança da República para se defender desta vez é encontrar o jedi Luke Skywalker (Mark Hamill), que está sumido há anos. Para isso, a General Leia (Carrie Fisher) envia seu melhor piloto, Poe Dameron (Oscar Isaac), para recuperar uma importante peça que será utilizada para montar o mapa de onde Luke está.

No local Poe é atacado pelo exército de Stormtroopers e capturado por Kylo Ren (Adam River), o novo vilão da saga, mas antes de ser pego consegue esconder a peça no droide BB-8, que foge do local às pressas. Nas mãos de Kylo Ren, Poe é forçado a contar o paradeiro do droide, mas consegue escapar com a ajuda de Finn (John Boyega), um stormtrooper que está querendo fugir do lugar. Quando a nave dos dois cai no deserto, Finn caminha em direção ao vilarejo de Jakku onde encontra o droide na companhia da catadora de sucatas Rey (Daisy Ridley), e juntos começam a fugir dos avanços da Primeira Ordem.


O que mais me agradou no novo Star Wars é que ele consegue trazer uma estética visual extremamente idêntica a dos filmes clássicos. Com toda a tecnologia que surgiu nos últimos anos, um dos maiores temores que eu tinha era de que usassem efeitos de forma exagerada e estragassem a essência da saga (o que aconteceu com O Hobbit, por exemplo), mas eles me surpreenderam. Não há nada sobrando, e tudo parece ter sido feito na medida certa.

Outro ponto que chama a atenção no enredo é onipresença das mulheres, não só na figura contagiante da protagonista mas também com a própria General Leia ou ainda com as Stormtroopers femininas. Uma tendência cada vez mais presente, como já vimos por exemplo em Mad Max: Estrada da Fúria, outro gigante que voltou às telas em 2015.



Com novos personagens contracenando com velhos conhecidos, e tudo se encaixando com perfeição, O Despertar da Força é certamente tudo aquilo que os fãs esperaram por anos. J. J. Abrams cumpriu seu papel e revitalizou com competência uma saga que já tinha um enorme número de fãs e agora conquistou ainda mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário