segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

20 filmes que você não pode perder em 2016

O ano de 2016 promete para quem gosta de cinema. Entre inúmeras estreias já programadas, temos nomes de grandes diretores como o de Quentin Tarantino, Martin Scorsese, Danny Boyle, Terrence Malick, Tom Hooper, Alejandro González Iñarritú e os irmãos Coen.

O filme mais esperado de janeiro é sem dúvida Os Oito Odiados, oitavo filme do norte-americano Quentin Tarantino, que volta ao gênero faroeste depois do excelente Django Livre. Quem chama a atenção também é Carol, do veterano Todd Haynes, que é cotado por muitos como o grande favorito para vencer o Óscar de melhor filme, e Spotlight - Segredos Revelados, também elogiadíssimo pela crítica e nome certo na premiação. Já em fevereiro, quem deve ganhar toda a atenção é O Regresso, novo filme do vencedor do Óscar Alejandro González Iñarritú, com Leonardo DiCaprio no papel principal. No segundo mês do ano tem ainda A Garota Dinamarquesa, de Tom Hooper, e o retorno dos irmãos Coen com a comédia Ave, César. Entre os filmes que ainda não tem data definida, o destaque é Silence, novo filme de Martin Scorsese. Enfim, confira:

Os Oito Odiados, de Quentin Tarantino (07/01)

Se prepare para começar o ano com 3 horas de Tarantino. Os Oito Odiados (The Hateful Eight), oitavo filme do diretor, se passa um pouco depois do fim da Guerra Civil Americana e acompanha a aventura de oito viajantes que atravessam um deserto de neve para chegar à cidade de Red Rock. Além de Samuel L. Jackson, Tarantino volta a trabalhar com outros atores que fizeram antigos filmes seus como Tim Roth, Michal Madsen, Kurt Russell e Zoe Bell. E a cereja do bolo é a trilha sonora, composta por Ennio Moricone. Imperdível!

Spotlight - Segredos Revelados, de Thomas McCarthy (07/01)

Considerado pela crítica americana como um dos principais favoritos na corrida do próximo Óscar, Spotlight - Segredos Revelados (Spotlight) mostra a história real de um grupo de jornalistas que descobriu documentos que provavam crimes sexuais cometidos por padres contra crianças. Com os dados, eles prepararam uma série de reportagens reveladoras, evidenciando os abusos cometidos pelos sacerdotes, que lhes rendeu o prêmio Pulitzer de 2003.

Carol, de Todd Haynes (14/01)

O novo filme do veterano Todd Haynes se passa nos anos 1950,e acompanha a história de Carol (Cate Blanchett), uma mulher que está presa a um casamento de aparências com Harge Aird (Kyle Chandler). Ela busca a felicidade nos braços de outras mulheres e sua vida ganha um novo sentido quando ela conhece Therese (Rooney Mara), com quem vive um intenso romance. Outro forte candidato ao Óscar, o filme chamou atenção em todos os festivais onde foi exibido este ano, principalmente pelas atuações das atrizes principais.

Joy: O Nome do Sucesso, de David O. Russell (21/01)

Baseado numa história real, o novo filme de David O. Russell acompanha a vida da inventora Joy Mangano (Jennifer Lawrence), uma mãe solteira cheia de ideias criativas na cabeça. A sua primeira criação que revolucionou o mercado foi o Miracle Mop, um esfregão feito com um tecido propício para ser torcido sem molhar as mãos, e a partir dessa invenção, ela conseguiu construir um negócio milionário.

O Presidente, de Mohsen Makhmalbaf (28/01)

Do iraniano Mohsen Makhmalbaf, O Presidente (The President) se passa em um país fictício que vive dias de horror, onde o presidente (Misha Gomiashvili), que empregava um governo ditatorial, acaba de ser derrubado por um golpe de estado. Sua família foge e só ele e o neto de 5 anos ficam para trás, e para sobreviver, ele passa a viver escondido ganhando a vida como músico de rua. Logo ele começa a sentir na pele o que a população sofre por causa da forma como ele governou o país.

A Senhora da Van, de Nicholas Hytner (28/01)

Baseado numa história real, A Senhora da Van (The Lady in the Van) conta a vida de Mary Shepherd (Maggie Smith), uma senhora de idade que vive dentro de sua van quebrada, estacionada na garagem de uma casa. Seu plano era ficar apenas três semanas mas ela já está instalada ali há 15 anos, onde acabou criando uma grande amizade com o proprietário da garagem, o dramaturgo Alan Bennett (Alex Jennings). Exibido no Festival de Toronto de 2014, o filme foi bastante elogiado, e Maggie Smith tem boas chances de estar no Óscar concorrendo ao prêmio de melhor atriz.

Steve Jobs, de Danny Boyle (28/01)

O novo filme do experiente Danny Boyle é considerada a cinebiografia definitiva de Steve Jobs, o gênio da informática que foi responsável por fabricar os primeiros computadores pessoais na garagem de sua casa, e que mais tarde fundaria a gigante Apple junto com seu amigo Steve Wozniak (Seth Rogen). Quem dá vida ao empresário é Michael Fassbender, cotado para o Óscar de melhor ator.

O Regresso, de Alejandro González Iñarritú (04/02)

O novo filme do mexicano Alejandro González Iñarritú, vencedor do último Óscar por Birdman, se passa no século 19 e conta a história real do explorador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio), que comanda uma ação no rio Missouri onde acaba sendo atacado por um urso. Em vez de o ajudar, todos os trabalhadores que o acompanhavam o deixaram à própria sorte e ainda mataram seu filho, mas ninguém esperava que ele fosse sobreviver e, pior, que iria até o fim para se vingar.

Ave, César, de Ethan e Joel Coen (04/02)

Os irmãos Coen estão de volta, e novamente trabalhando com George Clooney. A comédia musical Ave, César! (Hail, Caesar!) se passa durante os últimos anos da era de ouro de Hollywood e acompanha um dia na vida de Eddie Mannix (Clooney), um assistente de estúdio que se vê cheio de problemas quando tenta achar um membro do elenco que desapareceu durante as filmagens.

O Filho de Saul, de László Nemes (04/02)

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes e provável finalista ao Óscar de melhor filme estrangeiro, o húngaro Filho de Saul (Saul Fia) se passa durante a Segunda Guerra Mundial e acompanha Saul Auslander (Géza Rohrig), um prisioneiro do campo de extermínio de Auschwitz responsável pela cremação dos corpos dos outros judeus. Quando acredita que um dos cadáveres é de seu filho, ele luta para escapar e poder dar um fim digno ao corpo.

A Garota Dinamarquesa, de Tom Hooper (11/02)

Lançado no último Festival de Veneza, o novo filme do diretor Tom Hooper promete ser um dos principais nomes no Óscar de 2016. O filme conta a história real do pintor dinamarquês Einar Mogens Wegener (Eddie Redmayne), que é casado com Gerda (Alicia Vikander). Após anos escondendo seus sentimentos, ele finalmente resolve fazer uma cirurgia de mudança de sexo, onde passa a usar o nome de Lili Elbe, entrando para a história por ter sido a primeira pessoa a se submeter a esse tipo de procedimento. Todos que já viram o filme confirmam que a atuação de Redmayne é intensa e impressionante, o que pode lhe render o segundo óscar seguido de melhor ator.


Amor por Direito, de Peter Soletti (11/02)

A policial Laurel Hester (Julianne Moore) descobre que tem uma doença terminal. Como se isso já não bastasse, ela e sua parceira, Stacie Andree (Ellen Page), precisam lidar com o preconceito enquanto lutam na justiça para terem os mesmos benefícios que os casais heterossexuais. Para isso, o casal conta com a ajuda de Steven Goldstein (Steve Carell), um ativista que luta pelos direitos da comunidade LGBT.

Cavaleiro de Copas, de Terrence Malick (18/02)

Na cidade de Los Angeles, Rick (Christian Bale) é rodeado de celebridades e mulheres sensuais e aproveita todos os prazeres de uma vida de excessos, mas isso no entanto, vem prejudicando seu relacionamento com Nancy (Natalie Portman). É mostrando a história desse casal que Terrence Malick volta às telas, e o nome do diretor é sempre garantia de um filme inesquecível, pelo menos visualmente.


O Conto dos Contos, de Matteo Garrone (18/02)

Conhecido por seus filmes que expõe a realidade de forma crua, o italiano Matteo Garrone traz em O Conto dos Contos (Il Racconto dei Racconti) uma história completamente diferente de tudo que ele já havia feito, flertando com o lírico e o fantasioso para contar três contos de fadas bizarros que versam principalmente sobre a ambição e a ganância.

Trumbo: Lista Negra, de Jay Roach (18/02)

Estrelado por Bryan Cranston, o eterno Mr. White da série Breaking Bad, Trumbo: Lista Negra (Trumbo) conta um pouco da história do roteirista Dalton Trumbo e de outros colegas, que não negaram suas crenças políticas em meio à perseguição do governo. Em 1947, quando Trumbo se negou a delatar os comunistas que atuavam na indústria do entretenimento, ele entrou para lista negra dos profissionais proibidos de trabalharem em Hollywood.

O Quarto de Jack, de Lenny Abrahamson (18/02)

A única coisa que o menino Jack conhece é um quarto com uma pequena janela. É nesse lugar que ele nasceu e dali nunca saiu. Já com 5 anos de idade ele começa a questionar sua mãe sobre o motivo de viverem presos no quarto, e o segredo segue até o dia em que ele tem a chance de descobrir aquilo que realmente aconteceu.

13 Minutos, de Oliver Hirschbiegel (17/03)

Depois de mostrar os últimos dias de vida de Hitler em A Queda!, o cineasta alemão Oliver Hirschbiegel volta a abordar a Segunda Guerra Mundial em 13 Minutos (Elser: Er Hatte Die Welt Verandest), cinebiografia do carpinteiro anti-nazista George Elser (Christian Friedel). No primeiro ano da guerra, ele teve a grande chance de mudar o mundo quando arquitetou um plano para assassinar Hitler usando uma bomba.

The Free State of Jones, de Gary Ross (17/03)

No século 19, os Estados Unidos estão enfrentando a Guerra Civil entre o sul e o norte do país. Nesse ínterim, o fazendeiro Newton Knight (Matthew McConaughey) se vê no meio do conflito quando decide liderar uma rebelião contra o exército confederado, que é a favor da escravidão. o intuito de Knight e de seus rebelados é de formarem um estado próprio, o Estado Livre de Jones.

Fathers ans Daughters, de Gabriele Muccino (24/03)

Produzido e estrelado por Russell Crowe, Fathers and Daughters conta a história do Jake Davis, um brilhante escritor que chegou a ser reconhecido com um prêmio Pulitzer de literatura, mas viu sua vida desmoronar quando descobriu estar com Alzheimer. Consequentemente, a relação com a filha Katie fica abalada, e mais de 20 anos depois ela ainda luta para lidar com o que sofreu no passado.

Silence, de Martin Scorsese (sem data)

A nova superprodução de Martin Scorsese levou anos para se desenvolver, mas finalmente saiu do papel. A trama se passa no século XVII e conta a história de dois padres jesuítas que enfrentam violência e perseguição quando viajam para o Japão afim de localizar seu mentor e espalhar o evangelho do cristianismo. O filme, estrelado por Liam Neeson, Javier Bardem, Benício Del Toro, Gael García Bernal e Adam River, ainda não tem data oficial de lançamento mas já promete ser um dos grandes filmes do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário