quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

5 personagens inesquecíveis de Alan Rickman

Hoje o mundo do cinema acordou um pouco mais triste. Morreu, aos 69 anos de idade, o ator britânico Alan Rickman, conhecido principalmente pelo seu papel inesquecível em Harry Potter. Mas a sua carreira, é claro, vai muito além disso.

Nascido em Londres no dia 21 de fevereiro de 1946, Rickman começou tardiamente na carreira de ator, e foi somente em 1988 que ele ganhou seu primeiro papel de destaque nas telonas, no clássico Duro de Matar. Após o sucesso, ele fez alguns filmes conhecidos mas pouco expressivos, como Um Romance de Outro Mundo (Anthony Minghella, 1990), Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões (Kevin Reynolds, 1991), Jogos de Ilusão (Mike Newell, 1995), Razão e Sensibilidade (Ang Lee, 1995) e Michael Collins - O Preço da Liberdade (Neil Jordan, 1996). 

Em 2001 ele voltou às telas em grande estilo na pele do professor Severo Snape, da saga Harry Potter, personagem pelo qual ele será sempre lembrado com enorme carinho pelos fãs. No intervalo dos oito filmes da série, ele fez outros bons trabalhos como Quase Deuses (Joseph Sargent, 2004), Perfume: A História de um Assassino (Tom Tykwer, 2006) e Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Tim Burton, 2007). Em 2014 ele deu vida à Hilly Cristal em CBGB - O Berço do Punk Rock, em um dos personagens mais engraçados de sua extensa carreira. No mesmo ano, se arriscou como diretor no drama Um Pouco de Caos, onde também contracenou junto de Kate Winslet, Matthias Schoenaerts e Stanley Tucci. 

Por fim, o que vai ficar de Alan Rickman é a admiração que tenho e sempre tive de um grande ator, que nos deixou uma série de personagens emblemáticos para matarmos a saudade dele quando quisermos. Abaixo, confira cinco deles:

1. Severo Snape, de Harry Potter

É evidente que, entre todos os seus personagens marcantes, o mais lembrado será sempre o do professor Severo Snape, de Harry Potter. Mesmo quem não é fã da série de filmes tem que admitir que a atuação de Rickman em todos os oito filmes é impressionante. Ele soube transcrever com maestria o misterioso bruxo dos livros, e em uma pesquisa recente os próprios fãs da saga o elegeram como o personagem mais querido dentre todos.

2. Hans Gruber, de Duro de Matar

Em seu primeiro filme de destaque, Rickman deu vida ao vilão Hans Gruber, no clássico de ação Duro de Matar. Na história, ele é o líder de um grupo terrorista alemão que invade um prédio de Los Angeles e sequestra todos os convidados de uma festa com a intenção de roubar milhões de dólares.

3. Xerife de Nothingham, de Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões

O filme, dirigido por Kevin Reynolds, rendeu o único prêmio importante na carreira de Rickman, o BAFTA de melhor ator coadjuvante. Na história, ele interpreta o Xerife de Nothingham, um dos homens por trás da morte do pai de Robin e partidário ferrenho do inescrupuloso Príncipe João.

4. Dr. Alfred Blalock, em Quase Deuses

Em Quase Deuses, Rickman interpreta o Dr. Alfred Blalock, um médico que acaba de se tornar cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde passa a fazer diversas pesquisas sobre novas técnicas de cirurgia do coração, contando com a inesperada ajuda de seu faxineiro.

5. Hilly Cristal, em CBGB - O Berço do Punk Rock

CBGB foi um pub clássico localizado em Manhattan, Nova Iorque, de onde surgiram os maiores nomes do Punk Rock mundial. O responsável por trás de tudo era Hilly Cristal (Rickman), um homem que, mesmo sem dinheiro, abriu as portas para bandas desconhecidas mostrarem seu trabalho. Entre elas estavam Ramones, Television, Taking Heads, Blondie e The Dead Boys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário