domingo, 21 de fevereiro de 2016

As apostas para o Óscar 2016

Faltando exatamente uma semana para a 88ª edição do Óscar, chegou a hora de fazer as minhas apostas e indicar meus favoritos nas principais categorias da premiação. Levando-se em conta as premiações que já ocorreram no início desta temporada, já dá para ter uma vaga ideia de quem tem chances e quem será mero coadjuvante na cerimônia, mas surpresas sempre podem acontecer. Enfim, confira:

Melhor Filme

Na categoria principal do Óscar, O Regresso é o grande favorito da crítica especializada e é também a minha aposta. A superprodução de Alejandro González Iñárritu é impecável em todos os sentidos, e dificilmente será desbancada. Porém, há quem aposte também em Spotlight - Segredos Revelados ou ainda em Mad Max: Estrada da Fúria, que juntos vem conquistando prêmios importantes neste início de ano. Correm por fora A Grande Aposta e Perdido em Marte, além de O Quarto de Jack, que é meu favorito mesmo eu sabendo que as chances são mínimas.

Quem deve ganhar: O Regresso
Quem tem alguma chance: Spotlight - Segredos Revelados
Quem pode surpreender: Mad Max: Estrada da Fúria
Meu favorito: O Quarto de Jack

Melhor Diretor

O grande favorito nessa categoria é o mexicano Alejandro González Iñárritu por seu trabalho primoroso em O Regresso, que aliás, pode lhe render o prêmio pelo segundo ano consecutivo (primeira vez na história que um diretor conseguiria tal façanha). Porém, deve-se ficar de olho no jovem Lenny Abrahamson, de O Quarto de Jack, e no veterano George Miller, de Mad Max: Estrada da Fúria, que também tem boas chances.

Quem deve ganhar: Alejandro González Iñárritu
Quem tem alguma chance: Lenny Abrahamson
Quem pode surpreender: George Miller
Meu favorito: Alejandro González Iñárritu

Melhor Ator

Esta é sem dúvida a categoria mais esperada do ano, e isso se deve a Leonardo DiCaprio e sua nova chance de levar o Óscar para casa. E esse ano parece que tudo conspira a seu favor para finalmente os memes e as piadas da internet chegarem ao fim. Entre os outros concorrentes, só quem pode desbancar DiCaprio é Eddie Redmayne, que está impressionante mais uma vez em A Garota Dinamarquesa e poderia vencer pelo segundo ano consecutivo. Eu particularmente acho até que Redmayne merece mais, mas por questão de justiça DiCaprio tem a minha torcida.

Quem deve ganhar: Leonardo DiCaprio
Quem tem alguma chance: Eddie Redmayne
Quem pode surpreender: Michael Fassbender
Meu favorito: Leonardo DiCaprio

Melhor Atriz

Mesmo com os nomes das veteranas Cate Blanchett e Charlotte Rampling na disputa, o prêmio deve ir parar nas mãos da jovem Brie Larson por seu papel incrível em O Quarto de Jack. Depois de vencer o Globo de Ouro, o Critic's Choice e o BAFTA, ela vem como grande favorita, e se confirmar mesmo a vitória, ela será super merecida.

Quem deve ganhar: Brie Larson
Quem tem alguma chance: Cate Blanchett
Quem pode surpreender: Charlotte Rampling
Minha favorita: Brie Larson

Melhor Ator Coadjuvante

O grande favorito ao prêmio de melhor ator coadjuvante é Sylvester Stallone, que vem ganhando boa parte dos prêmios neste início de ano. Apesar de ter gostado dele em Creed - Nascido para Lutar, considero a atuação de Mark Ruffalo em Spotlight - Segredos Revelados muito melhor, e por isso minha torcida vai para ele. Christian Bale e Mark Rylance também podem surpreender, mas é pouco provável.

Quem deve ganhar: Sylvester Stallone
Quem tem alguma chance: Mark Ruffalo
Quem pode surpreender: Christian Bale ou Mark Rylance
Meu favorito: Mark Ruffalo

Melhor Atriz Coadjuvante

Kate Winslet teve um papel de extrema importância em Steve Jobs e se saiu muito bem, e isso deve render o prêmio de melhor atriz coadjuvante para ela. Porém, não consigo tirar da cabeça a atuação de Alicia Vikander em A Garota Dinamarquesa, e é para ela a minha torcida. Rachel McAdams e Rooney Mara correm por fora, mas também tem chances.

Quem deve ganhar: Kate Winslet
Quem tem alguma chance: Alicia Vikander
Quem pode surpreender: Rachel McAdams ou Rooney Mara
Minha favorita: Alicia Vikander

Melhor Roteiro Original
Minha aposta para o prêmio de melhor roteiro original é para Spotlight - Segredos Revelados, escrito pelo diretor Thomas McCarthy em conjunto com Josh Singer. O enredo, que conta a história real do grupo de jornalistas que investigou e escancarou centenas de casos de pedofilia envolvendo padres católicos em Boston na primeira década do século, é também o meu favorito. Quem pode surpreender é Ponte de Espiões, que tem as mãos dos irmãos Coen, além de Straight Outta Compton, de Jonathan Herman e Andrea Berloff.

Quem deve ganhar: Spotlight - Segredos Revelados
Quem tem alguma chance: Ponte de Espiões
Quem pode surpreender: Straight Outta Compton
Meu favorito: Spotlight - Segredos Revelados


Melhor Roteiro Adaptado
Na categoria de melhor roteiro adaptado, a disputa parece ser um pouco mais imprevisível. Qualquer um dos cinco concorrentes tem chances, mas A Grande Aposta é a minha grande aposta (desculpem pelo trocadilho horroroso). O roteiro de O Quarto de Jack, da escritora Emma Donoughe, é um dos que podem surpreender, além de Brooklyn, de Nick Hornby.

Quem deve ganhar: A Grande Aposta
Quem tem alguma chance: O Quarto de Jack
Quem pode surpreender: Brooklyn
Meu favorito: O Quarto de Jack


Melhor Filme de Animação
É claro que seria lindo ver o Brasil levar seu primeiro Óscar em 2016 e justamente com uma animação, mas O Menino e o Mundo não parece ter chances de concorrer com Divertida Mente, o grande favorito ao prêmio. Se alguém pode surpreender, esse alguém é Charlie Kaufmann com seu Anomalisa.

Quem deve ganhar: Divertida Mente
Quem tem alguma chance: Anomalias
Quem pode surpreender: As Memórias de Marnie
Meu favorito: Divertida Mente


Melhor Filme Estrangeiro

Favoritíssimo ao prêmio, o húngaro Filho de Saul tem a vitória praticamente garantida, e diga-se de passagem, muito merecida. O drama mostra os horrores do holocausto sobre o prisma de um único homem, que trabalha no campo limpando as câmeras de gás e dando um fim aos corpos. É um filme pesado e difícil de suportar, e o trabalho fica ainda mais impressionante por ser de um diretor estreante.

Quem deve ganhar: Filho de Saul (Hungria)
Quem tem alguma chance: Cinco Graças (França)
Quem pode surpreender: Theeb (Jordânia)
Meu favorito: Filho de Saul (Hungria)


Melhor Documentário de Longa Metragem
O favorito ao prêmio de melhor documentário é Amy, de Asif Kapadia, que mostra um pouco mais sobre a vida e a obra da cantora Amy Winehouse. Cartel Land, sobre os cartéis de drogas na fronteira dos Estados Unidos com o México, e O Peso do Silêncio, sobre a terrível ditadura na Indonésia, também tem chances.

Quem deve ganhar: Amy
Quem tem alguma chance: Cartel Land
Quem pode surpreender: O Peso do Silêncio
Meu favorito: Amy

Demais categorias: Melhor Trilha Sonora (Os Oito Odiados, de Ennio Morricone), Melhor Design de Produção (Mad Max: Estrada da Fúria), Melhor Fotografia (O Regresso), Melhor Figurino (Mad Max: Estrada da Fúria), Melhor Maquiagem (Mad Max: Estrada da Fúria), Melhores Efeitos Especiais (Star Wars: O Despertar da Força), Melhor Edição Final (O Regresso), Melhor Mixagem de Som (Mad Max: Estrada da Fúria), Melhor Edição de Som (Mad Max: Estrada da Fúria), Melhor Canção Original (Til It Happens to You - Lady Gaga, de The Hunting Ground).

Nenhum comentário:

Postar um comentário