domingo, 14 de janeiro de 2018

Crítica: Viva - A Vida é uma Festa (2018)


Existem filmes que conseguem tocar no fundo da nossa alma de uma maneira inexplicável. E quando o filme é uma animação, o mérito acaba sendo ainda maior. Há anos que o gênero deixou de ser apenas uma diversão para crianças para também conquistar o coração de adultos de espírito livre. Viva - A Vida é uma Festa, novo filme da Disney Pixar, é o tipo de filme que te deixa leve e mais entusiasmado com a vida após terminar, e já para mim a melhor animação do estúdio desde Up (2009).


O filme acompanha o menino Miguel, que pertence a uma família que há anos é conhecida por fabricar sapatos na cidade onde moram. Depois que um cantor abandonou a tataravó de Miguel e destruiu com toda a família, nenhum tipo de música jamais foi permitido nos ambientes familiares novamente. Mas Miguel é apaixonado por música e sonha seguir os passos de seu grande ídolo, Ernesto de la Cruz, o maior cantor da história do México.

Sem seu instrumento, quebrado pela avó, ele decide roubar o violão do túmulo de Ernesto de la Cruz para participar de um show de talentos na praça principal, mas por uma magia acaba indo parar no mundo dos mortos. O mundo dos mortos é retratado aqui de forma bem diferente do que o comum que estamos acostumados. Não há ninguém pra baixo, ninguém sofrendo, apenas festas, muita música e diversão. Um lado otimista da morte e do destino daqueles que um dia fizeram parte de nossas vidas.

No mundo dos mortos, você desaparece para sempre quando ninguém mais lembra de você no mundo dos vivos. O enredo usa isso para passar uma bonita lição sobre o legado que devemos deixar em vida, e as lembranças boas para quem fica. A memória que temos dos nossos parentes mortos é o que move a trama, já que ele só podem atravessar uma espécie de portal para o nosso mundo quando são lembrados por seus parentes vivos na cerimônia do "dia de los muertos".

O filme aborda o tema da morte com muita simplicidade e de uma maneira que não assusta os pequenos. Visualmente o filme é lindo, com muitas cores e muita influência da cultura mexicana. Mas o principal são as canções, principalmente "Remember me", carro chefe da trama que possivelmente estará no Oscar deste ano e que é incrivelmente bela. Aliás, prepare os lencinhos, porque pelo menos em dois momentos do filme você vai sentir uma vontade incontrolável de chorar, e ambos com essa música envolvida.

Por fim, Viva já entrou na lista das melhores animação que já assisti na vida, e olha que tiveram muitas excelentes nos últimos anos. Aperte o play e te prepara pra viajar numa história sem igual, com uma originalidade única e um leque de lições necessárias para adultos e crianças.


Um comentário:

  1. Neste momento, a beleza visual do filme se torna deslumbrante, mas é o carisma do protagonista e os personagem ao redor que sobressaem com diálogos ágeis e ações divertidas. Amei este filme para crianças, O que Será de Nozes é um dos melhores filmes de animação filme muito divertido e obviamente como a maioria dos filmes animados tem uma mensagem muito linda, não se sei se você teve chance de ver, juro que vale muito a pena ver, por que apesar de que é uma historia feita completamente para crianças, sente que esta muito bem adequada para que qualquer membro da família possa ver e ficar encantado com a história.

    ResponderExcluir